O CRQ-IV realizou dia 17 de junho de 2010 a cerimônia em comemoração ao Dia do Profissional da Química, cuja data oficial é 18/06. Promovido na sede da entidade, na capital paulista, o evento teve a participação de 130 profissionais e seus familiares. Como tradicionalmente ocorre, foram entregues o Prêmio CRQ-IV aos estudantes e orientadores do concurso e feitas homenagens aos profissionais que possuem registros mais antigos no Conselho. Também houve a entrega do prêmio Geraldo Vicentini ao estudante vencedor da etapa paulista da Olimpíada Brasileira de Química, competição esta organizada pela Associação Brasileira de Química (ABQ).
Ao fazer a abertura da cerimônia, o Engenheiro Químico Manlio de Augustinis, presidente da Conselho, lembrou que a data era uma referência à promulgação da Lei 2.800/1956, que criou os Conselhos Federal e Regionais, permitindo assim que, a partir de então, os próprios integrantes da Classe passassem a regulamentar e fiscalizar as atividades na área química. Depois de fazer um breve relato de algumas atividades do CRQ-IV, Augustinis agradeceu o apoio dos patrocinadores do evento, a Qualicorp Soluções em Saúde - com quem o Conselho firmou convênio no início deste ano para possibilitar aos profissionais acesso a planos de saúde em condições mais vantajosas - e ao Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), que juntamente com o Conselho vem promovendo diversos cursos destinados ao aperfeiçoamento profissional.
O primeiro a ser premiado foi o estudante do 3º ano do ensino médio do paulistano Colégio Bandeirantes, Pedro Montebello Milanida, vencedor da competição promovida pela ABQ e que neste ano teve como tema "Química verde: rumo aos produtos e processos sem impacto ambiental". O prêmio foi entregue pelo professor Fernando Rei Ornelas, diretor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). Em seu discurso, explicou que o principal objetivo da competição é difundir a ciência e a tecnologia entre os estudantes do nível médio, salientando que cada vez mais os jovens têm demonstrado interesse por esse assunto, particularmente pela ciência química. O diretor do IQ-USP afirmou, ainda, que os estudantes brasileiros têm se destacado em competições internacionais nessa área e que, neste momento, dois alunos estão sendo preparados para representar o Brasil em Tóquio (Japão). Na edição de janeiro deste ano, aliás, o Informativo CRQ-IV destacou a conquista da medalha de ouro por estudantes brasileiros que disputaram a XIV Olimpíada Iberoamericana de Química, ocorrida de 04 a 11 de outubro de 2009, em Havana, Cuba.Ornelas encerrou seu discurso agradecendo o CRQ-IV por figurar entre as entidades que apoiam a organização das olimpíadas.
A seguir, foram feitas homenagens aos profissionais com registro mais antigo na entidade. Os três que compareceram receberam, das mãos do presidente do CRQ-IV, uma placa de honra ao mérito. Foram chamados ao palco Hiram Rey de Toledo, Técnico Químico, registrado desde 1957; Gilberto Diegues, Bacharel em Química, que se vinculou em 1970; e Hans Virtler, Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas, registrado desde 1964 e que atualmente ocupa a vice-presidência do Conselho. Também receberá a placa José Silveira Campos Dantas, Engenheiro Químico, registrado desde 1959, que por motivos particulares não pôde comparecer à cerimônia.
Profissionais com registros maisantigos |
|
|
O Técnico Químico Hiram Rey de Toledo |
O Bacharel em Química Gilberto Diegues |
|
Hans Viertler, Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas e vice-presidente do CRQ-IV |
A etapa seguinte e final destinou-se à entrega do Prêmio CRQ-IV. Trata-se de um concurso público para estudantes de cursos técnicos e superiores na área química que devem apresentar um trabalho sobre qualquer tema relacionado à química. O trabalho deve ser orientado por um professor ou Profissional da Química que atue na área objeto do trabalho. Dividida nas categorias Química de Nível Médio, Química de Nível Superior, Química de Nível Superior com Tecnologia e Engenharia da Área Química, a competição garante ao vencedor em cada uma delas um certificado a importância de R$ 8 mil. O orientador do trabalho ganha R$ 3.750,00. Dos valores são descontados os impostos pertinentes. Veja abaixo os ganhadores: