Química forense foi tema de curso em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto - 25/08/2012 - Trinta e cinco profissionais, a maioria do nordeste paulista, participaram neste sábado do minicurso "Iniciação à Química Forense", promovido pelo CRQ-IV no Hotel Sleep Inn, em Ribeirão Preto. O treinamento, que também contou com a presença de Químicos da Capital e de algumas cidades da Região Metropolitana, foi aplicado pela Bacharel em Química e Perita Criminal Regina Pestana de Oliveira Branco e foi dividido em duas etapas. Na parte manhã, foi apresentada a legislação que rege as perícias forenses, o papel do perito e a formatação legal dos laudos/pareceres técnicos. À tarde foram abordados tópicos como a relação da química com as diversas áreas da criminalística, a escolha das técnicas analíticas e foram apresentados dois estudos de caso destinados a identificar veículos envolvidos em crimes.
O tema do minicurso foi solicitado por participantes de edições anteriores do programa de treinamentos gratuitos que o CRQ-IV promove com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. A utilização de técnicas químicas na investigação criminal e também como apoio em disputas judiciais de natureza civil não é uma novidade, mas que ganhou muita visibilidade depois que a televisão passou a exibir seriados como o CSI. Segunda Regina Branco, esses filmes são importantes para mostrar a relevância das perícias, notadamente as da área química, mas alguns deles não refletem necessariamente a realidade dos laboratórios forenses, mesmo os dos países mais desenvolvidos.
Este é o segundo minicurso ministrado por Regina Branco para o CRQ-IV. Em entrevista concedida ao Informativo e divulgada na edição atual do periódico (clique aqui para ler), ela afirmou que a área forense é um campo de trabalho de boas perspectivas para os profissionais da química. Na apresentação deste sábado, ela acrescentou que não existe diferença entre as técnicas de análises feitas para fins forenses e as existentes na maioria dos outros laboratórios. "O profissional precisa, porém, estar familiarizado com a legislação e com a terminologia adequada na elaboração dos laudos para que estes não confundam os juízes e as partes dos processos" (veja o vídeo).
Formado há três anos pela Universidade de Franca, o Engenheiro Químico Murilo Duarte de Melo, de 28 anos, disse que o minicurso deu bastante ênfase na questão legal e o no linguajar a ser adotado na área forense. Ele trabalhou com perícias numa empresa que prestava serviços para seguradoras de veículos e as análises de lubrificanteso eram o foco de seu trabalho. O objetivo era descobrir se os desgastes nos motores haviam sido causados por um acidente, falha do sistema ou se decorreram de alguma ação proposital do segurado. Melo disse que essa experiência estimulou seu interesse pela área pericial. Nenhuma faculdade, afirmou, mostra a perícia como um campo de trabalho e as explicações sobre legislação dadas no minicurso são fundamentais para quem quer trabalhar em demandas judiciais.
Pesquisa - A pesquisa realizada no final do minicurso indicou que esta foi a primeira vez que a maioria dos participantes teve contato com o assunto. Confira os demais resultados:
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
07
28
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
02
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
01
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
24
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
01
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
03
Outros motivos
04
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
35
00
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Conhecimento sobre o assunto
00
00
00
02
33
Didática e clareza
00
00
00
07
28
Empenho na resolução de dúvidas
00
00
00
04
31
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
00
01
03
08
23
Limpeza dos sanitários
00
01
01
07
26
Qualidade dos serviços de alimentação
00
00
00
08
27
Qualidade do material didático
00
00
05
07
23
Clique aqui para saber como participar gratuitamente dos próximos treinamentos.