Sorocaba - 22/09/2012 - Um processo dinâmico que utiliza metodologias aplicadas ao controle de insumos químicos diretos e indiretos utilizados na empresa. Em resumo, esse é o objetivo da "Gestão de produtos Químicos", tema do minicurso que o CRQ-IV, com apoio da Caixa Econômica Federal, promoveu neste sábado no Hotel Dann Inn, em Sorocaba. Com a participação dos 35 inscritos, o treinamento começou às 8h30 e foi concluído por volta de 16h. A apresentação foi do Químico Industrial Sergio Antonio Gonçalves, que logo na abertura advertiu que a administração de produtos químicos nunca pode ser colocada em segundo plano, uma vez que é a base para que sejam minimizados os riscos de acidentes que podem atingir empregados, terceiros, meio ambiente, propriedades e a comunidade.
Esta foi a segunda participação de Gonçalves no programa de minicursos deste ano. Em agosto, ele apresentou o mesmo treinamento na cidade de Santos e foi muito bem avaliado pelos participantes (clique aqui para ler a reportagem). O passo a passo para implantação de um programa de gestão, a elaboração de um inventário baseado na sistemática chemical sweep, a interpretação de documentos, a rotulagem de produtos e o treinamento dos funcionários foram alguns do tópicos detalhados durante o dia. Veja trecho do treinamento no vídeo abaixo.
Além de profissionais de Sorocaba e região, o evento teve a participação de Químicos que vieram de cidades bem distantes, como Sertãozinho e Bauru, localizadas a 328 km e 251 km, respectivamente. Estes foras os casos do gerente industrial Álvaro José Hermínio e do Analista de Qualidade Fabio Roberto Zani, ambos de 27 anos e funcionários da Innove Química, empresa que está em fase de estruturação e que atuará nos mercados de saneantes e de produtos para o setor de açúcar e álcool. Eles saíram de Sertãozinho na sexta-feira, passaram a noite na casa de um parente de Zani, em Jundiaí, e pela manhã vieram para Sorocaba.
Já os técnicos de laboratório Antonio Carlos Feitoza, de 42 anos, David Santos Souza, de 28, e Glauco Lini Perpétuo, de 34, funcionários da Universidade Estadual Paulista, precisaram sair de de Bauru às 5h deste sábado.Foram duas as razões que motivaram a viagem, segundo explicou Feitoza: "a realização de cursos na área conta pontos para a carreira na Universidade "e os treinamentos promovidos pelo Conselho são incontestáveis para essa finalidade". Além disso, os três também trabalham como professores, o que exige que atualizem constantemente seus conhecimentos para formar profissionais qualificados.
Moradora em Sorocaba, Daiana Tobias Nunes, de 34 anos, tem formação em Química e Biologia. Supervisora ambiental da Ashland Polímeros, uma empresa de Araçariguama que fabrica resinas de poliéster insaturado, ela disse que se inscreveu para o minicurso porque atua há muito tempo na área de saúde, segurança e meio ambiente e sempre percebeu uma certa dificuldade de as indústrias fazerem o correto gerenciamento de produtos químicos, principalmente no que diz respeito ao risco. "Embora essa preocupação exista, nem todo mundo está preparado e muitas coisas novas são introduzidas a cada dia", afirmou.
Clique aqui para ver outra fotos dos participantes.
Pesquisa- Confirma abaixo os resultados da pesquisa respondidas pelos participantes no final do treinamento:
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
20
15
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
25
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
02
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
04
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
01
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
01
Outros motivos
02
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
35
00
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Conhecimento sobre o assunto
00
00
00
00
35
Didática e clareza
00
00
00
04
31
Empenho na resolução de dúvidas
00
00
00
01
34
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
00
00
01
07
27
Limpeza dos sanitários
00
00
00
07
28
Qualidade dos serviços de alimentação
00
00
00
05
30
Qualidade do material didático
00
00
01
07
27
Já com inscrições encerradas, o CRQ-IV promoverá no próximo sábado, dia 29/09, os minicursos Automação e gestão de laboratórios e controle de qualidade industrial, em São Paulo, e Brinq-Quality, em Piracicaba. Clique aqui para ver os tópicos que serão abordados.