Santos - 11/08/2012 - "Nenhum trabalho é tão importante e urgente que não possa ser planejado e executado com segurança. O risco de acidente é maior quando nos acostumamos a conviver com o perigo, achamos que ele faz parte da nossa atividade e passamos a ignorá-lo". Com esse alerta, o Químico Industrial Sérgio Antonio Gonçalves fez a abertura do minicurso que o CRQ-IV promoveu neste sábado na cidade de Santos. Com o título Gestão de Produtos Químicos, o evento começou ocorreu das 8h30 às 17h, no Hotel Atlântico, teve a participação de 32 dos 35 profissionais que se inscreveram.
Com mais de 30 anos de experiência em indústrias da área química, Gonçalves trabalha atualmente no atendimento de emergências químicas, desenvolvendo atividades no Brasil e em outros países da América Latina. Segundo afirmou, a correta gestão dos produtos químicos é a base para que sejam evitados de pequenos erros até grandes tragédias. Trata-se de um processo dinâmico que utiliza metodologias e critérios aplicados ao controle dos insumos e que deve ser adotado por pequenas e grandes empresas. Seu principal objetivo é reduzir os riscos da atividade química e evitar a ocorrência de acidentes que podem gerar danos ao meio ambiente e até mortes. Ele salientou também a importância do Profissional da Química nesse contexto. Veja a entrevista abaixo:
Técnica em Química e graduanda de Bacharelado e Licenciatura em Química, Alessandra Alves da Silva, de 30 anos, veio da vizinha São Bernardo do Campo para participar do treinamento em Santos. Contratada recentemente pela Alamar Técnico Científica - uma indústria que fornece insumos para a área da saúde - ela disse que se interessou pelo minicurso porque foi encarregada de montar um novo laboratório para a empresa e acredita que o correto entendimento das questões relacionadas à gestão de produtos químicos é fundamental para o bom desempenho de sua função. "Eu conversei com minha chefe, que é a Química Responsável, e consegui que a empresa custeasse a minha vinda para Santos", disse.
Segundo afirmou, já na primeira parte do treinamento, encerrada por volta das 10h30, várias questões sobre as quais ela tinha poucos conhecimentos foram abordadas, permitindo o esclarecimento de dúvidas e a obtenção de novas informações. Este é o primeiro minicurso que Alessandra participa. "Em março fiz o curso sobre Responsabilidade Técnica e adorei", concluiu.
Pesquisa - O levantamento feito no final do evento indicou, entre outros dados, que a maioria dos participantes trabalha na área focada pelo minucurso e que todos tiveram suas expectativas atendidas. Confira os resultados:
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
13
19
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
20
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
01
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
06
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
00
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
01
Outros motivos
04
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
35
00
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Conhecimento sobre o assunto
00
00
00
00
32
Didática e clareza
00
00
00
04
28
Empenho na resolução de dúvidas
00
00
00
02
30
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
00
00
00
06
26
Limpeza dos sanitários
00
00
00
05
27
Qualidade dos serviços de alimentação
00
00
00
02
30
Qualidade do material didático
00
00
00
04
28
Clique aqui para saber como participar gratuitamente dos próximos treinamentos.