Bauru - 01/12/2012 - Com o apoio da Caixa Econômica Federal, o Conselho promoveu neste sábado o último minicurso deste ano, que mostrou aos participantes os princípios de implantação de um Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Ministrado pela Química Industrial e Bióloga Marisa Terezinha Bertozo Silva, diretora da Full Soluções Empresariais Integradas, o curso objetivou explicar a importância de serem identificados os perigos envolvidos na produção de alimentos, desde a obtenção das matérias-primas, e avaliar os riscos que estes podem causar à saúde do consumidor. A garantia de um alto nível de segurança aos produtos, o cumprimento de norma legal da Anvisa e auxílio nas ações para tornar as empresas mais competitivas visando a conquista de novos mercados são as principais vantagens de implantação do sistema, que também é essencial para a certificação pela Norma ABNT NBR ISO 22000. No vídeo abaixo, a instrutora falou das aplicações e explica o papel do Profissional da Química na adoção dessa ferramenta de garantia da qualidade.
O minicurso teve início às 8h30, no Arco Hotel, e foi encerrado às 17h. Contou com a presença de profissionais de Bauru e de diversas cidades do Interior, como Barra Bonita, Marília, Lins, Jaú, Garça, Sertãozinho, Ribeirão Preto, entre outras. Na abertura, os participantes foram convidados a escrever, num cartão em forma de hexágono, seus nomes e suas expectativas em relação ao treinamento. Depois de se apresentarem aos demais colegas, eles colaram os cartões em uma das paredes da sala, formando uma figura que lembrava um favo de abelha, símbolo clássico do trabalho em equipe.
A Tecnóloga em Processos Químicos Camila Andressa Egidio de Lima, de 25 anos, trabalha no Laboratório de Análises Químicas e Controle Industrial (Laci), vinculado à Universidade de Lins. Apesar de atuar na área de saneamento, ela disse que se interessou pelo minicurso porque pretende fazer pós-graduação em Gestão da Qualidade e o Sistema APPCC tem relação direta com esse assunto. Camila disse que o curso foi superinteressante e que a instrutora demonstrou ter muito conhecimento e soube passá-lo de uma forma que facilitou o entendimento de todos os conceitos. Além de Camila, o minicurso contou com as participações de mais quatro profissionais do Laci.
A Bacharel Josiane Aparecida Ramos, de 26 anos, que trabalha na Alimentos Sukest, uma indústria de Bauru que produz sucos em pó e balas, disse durante o dia que estava adorando o curso. Responsável Técnica há três meses, ela contou que está estudando a implantação do Sistema APPCC na empresa, que atualmente tem adotados os sistemas de Boas Práticas de Fabricação e 5S. Nascida em Igaraçu do Tietê, Josiane graduou-se em Química na Universidade Sagrado Coração e atualmente curso um MBA em Gestão Estratégica.
Pesquisa - Veja abaixo os resultados da pesquisa respondida pelos participantes no final do treinamento. Entre outras informações, o levantamento apurou que a maioria dos presentes declarou trabalhar na área de alimentos e que 32 deles deram nota máxima para o nível de conhecimento da instrutora sobre o assunto.
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
12
23
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
22
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
12
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
00
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
00
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
00
Outros motivos
01
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
35
00
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.