São José dos Campos - 18/08/2012 - Com a presença de todos os 36 profissionais inscritos, começou mais um minicurso com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. O tema Análise instrumental - da amostragem à validação já foi apresentado no dia 21 de julho, na sede do CRQ em São Paulo e foi solicitado pelos profissionais do interior do Estado.
O treinamento é ministrado por Thais Vitória da Silva Reis, Doutorada em Química Analítica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. A doutora também foi a palestrante da primeira edição do curso. Clique aqui e confira a reportagem feita na ocasião.
O minicurso começou às 8h30 no Faro Hotel, localizado no centro de São José dos Campos e está previsto para terminar às 17h.
Durante o dia os seguintes tópicos serão abordados pela palestrante: Utilização de métodos instrumentais, Classificação dos principais métodos analíticos quantitativos, Fototransdução e Processamento de informação na retina, Fundamentos de espectroscopia molecular nas regiões de visível e ultravioleta, Desenvolvimento de metodologia: amostragem, preparação da amostra; desenvolvimento do método,calibrações, cálculos,validação, implantação e Aplicações da espectrofotometria em UV- Vis. Ainda terá estudos de casos e exercícios.
Para este encontro estão presentes profissionais de São José dos Campos e de cidades próximas como: Jacareí, Mogi das Cruzes, Suzano, Lorena, Agudos, Pindamonhangaba e Guaratinguetá. Também participam algumas pessoas de São Paulo e Guarulhos.
Caio Henrique Teodoro, de 26 anos e Barbara Ferreira Camelo, 23, são técnicos em química e trabalham no laboratório da empresa Jonhson. Caio viu a grade de cursos no site do CRQ e repassou para os colegas. Ambos participaram do minicurso Introdução à ISO 9001:2008 - Sistemas de Gestão da Qualidade, realizado em São Paulo, dia 11 de agosto e gostaram muito do conteúdo e do palestrante. "Quando vi que este curso seria realizado em São José dos Campos fiquei atento ao perído de inscrição para não perder", disse Caio. Já Barbara completou dizendo que veio para aprimorar os conhecimentos na área e para acrescentar as horas ao estágio, já que está cursando engenharia química.
Aryane Felix Leite, de 21 anos veio ao treinamento com o objetivo de agregar conhecimento à carreira. Esta é sua primeira participação em um minicurso e disse que gostaria de participar de mais cursos oferecidos pelo Conselho. "Como a maioria dos cursos é em São Paulo fica difícil comparecer. A logística de ir à São Paulo é complicada, dificulta um pouco", comentou Aryane, moradora de Jacareí.
Outra participante, Sara Martins Tostes, de 23 anos, também veio com o objetivo de agregar conhecimentos ao currículo. Atualmente fora do mercado de trabalho, e com mais tempo livre para investir em cursos e treinamentos, achou o tema do minicurso interessante e até o momento está achando o curso ótimo. "A palestrante tem grande domínio sobre o assunto. O curso está ótimo", disse a técnica em química moradora da cidade de Pindamonhangaba.