São Paulo - 28/07/2012 - O segundo minicurso promovido em 2012 pelo CRQ foi o de
Iniciação à Química Forense, com a especialista em Perícia Criminal Regina Pestana de Oliveira Branco. Ao longo do dia ela falou de temas como a importância da perícia, a legislação da atividade pericial, a redação de laudos e a relação da química com as diversas áreas da criminalística. A primeira parte do minicurso, durante toda a manhã, foi dedicada principalmente à legislação sobre o tema. À tarde a professora abordou as questões mais ligadas à química.
Estavam presentes na abertura os 35 inscritos. O minicurso Iniciação à Química Forense teve grande procura desde o momento da abertura de inscrições, e as vagas se esgotaram em apenas três horas. A professora Regina Branco vai ministrar o mesmo minicurso no dia 25 de agosto em Ribeirão Preto.
Bacharel e Licenciada em Química, Regina Branco é Perita Classe Especial do Instituto de Criminalística de São Paulo e professora de Química Forense da Academia de Polícia Civil de São Paulo, do Complexo Jurídico Damásio de Jesus (SP) e do Instituto Keynes (PR). É autora e coordenadora das obras multiautorais
Química Forense sob Olhares Eletrônicos e
Química Forense – Ampliando o Horizonte da Perícia. Ganhadora do prêmio “Polícia Cidadã” outorgado pela ONG Sou da Paz.
Desistências - Duas participantes do curso só conseguiram as vagas por causa da desistência de outras pessoas. Elisabete Ferreira Morais, da Universidade de Guarulhos, disse que ficou muito feliz de conseguir a vaga: "Queria muito fazer este curso, me encanta a química investigativa". Elisabete trabalha com metais preciosos e veio no sábado porque quer conhecer outra área, abrir o leque de conhecimentos. "A química é tão ampla que não quero me limitar a um dos aspectos. Estou pensando em fazer uma pós-graduação em geologia ambiental, porque aí vou aprender a parte de arqueologia, e somar ao que já sei, afinal os metais são provenientes do solo", diz. É a terceira vez que Elisabete participa de um curso no CRQ.
Elisabete, Wilson e Lidianne vieram conhecer a química forense
A outra profissional que conseguiu uma vaga na última hora foi Lidianne Camila Costa Silva, de São José dos Campos. Depois de elogiar o minicurso deste sábado, ela disse que esta foi a primeira vez que veio ao CRQ, e que pretende fazer outro minicurso, este sobre análise instrumental, que será ministrado em sua cidade. Ao comentar a sorte de ter conseguido uma das últimas vagas para o minicurso sobre química forense, Lidianne contou que um amigo telefonou no mesmo dia da abertura de inscrições, conseguiu a última vaga e deixou a dela reservada. "Valeu a pena", diz ela.
O estudante Wilson Akira Ameku, que faz iniciação científica no laboratório de química da USP, também elogia o conteúdo do curso e o conhecimento demonstrado pela professora Regina Branco. "Estou achando o curso ótimo. É uma introdução bem interessante sobre o tema", diz ele. Wilson conta que se inscreveu no minicurso para saber como é a química forense. "A Regina entende bastante do assunto, e faz uma boa abordagem dos assuntos".
Levantamento - Ao final do minicurso foi feita uma pesquisa entre os participantes. Os resultados estão abaixo.