Araraquara - 15/09/2012 - O CRQ-IV promoveu neste sábado, no Hotel Dan Inn, em Araraquara, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, o minicurso "Princípios e aplicações da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC)", ministrado por Guilherme Julião Zocolo, professor-doutor da Unesp da cidade. Dos minicursos realizados no interior, este foi o que teve as vagas (35) preenchidas mais rapidamente, o que demonstra o alto nível de interesse pela técnica analítica, aplicada em diversos segmentos da indústria química, como Toxicologia, Cosméticos, Fármacos, Pesticidas, Alimentos, Proteínas, Aminoácidos e Corantes. A maioria dos inscritos participou de um minicurso do CRQ-IV pela primeira vez.
Foram abordados tópicos como Variáveis e mecanismos de separação cromatográfica; Otimização dos parâmetros envolvidos na separação cromatográfica; Desenvolvimento de metodologia analítica em HPLC; e Inovações no campo da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Na entrevista a seguir, Guilherme Zocolo fala um pouco sobre o minicurso e as áreas em que a HPLC é aplicada:
Bolsista no Instituto Adolfo Lutz, Silvia Rousane Feliciano da Silva veio da Capital. “O Instituto mantém um laboratório de saúde pública onde são feitas muitas análises de HPLC, daí o interesse pelo minicurso”, disse. Segundo ela, é uma boa oportunidade para tirar dúvidas e adquirir novos conhecimentos. Ela conta que fez outros minicursos e que todos foram importantes para a qualificação de quem é da área. Outra profissional, a Técnica em Química Renata Angelon Brunelli, também saiu de São Paulo para participar deste treinamento.
De mais longe ainda vieram Andrea Gatti, Michelle Oliveira e Gisele Felipe. Profissionais da Química com especialização na área têxtil e funcionárias da Interface Engenharia Aduaneira, elas percorreram os mais de 350 quilômetros que separam as cidades de Santos e Araraquara para participar do treinamento. O esforço se justificou pelo fato de a empresa estar adquirindo equipamentos cromatográficos para montagem de um novo laboratório de controle de qualidade. Entre outras atividades, a Interface presta serviços para empresas e para a Receita Federal destinados a verificar se a composição e os corantes de produtos têxteis importados da China estão de acordo com as especificações constantes nas encomendas. As profissionais saíram de Santos às 3h deste sábado e retornaram à cidade logo após o minicurso.
Clique aqui para ver outras imagens do minicurso.