São Paulo - 21/07/2012- O primeiro minicurso promovido pelo CRQ-IV em 2012, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, abordou um método amplamente utilizado para análise de princípios ativos de fármacos, para controle da qualidade de substâncias, na química e na química ambiental, entre outros.
Análise Instrumental - da amostragem à validação teve por objetivo apresentar ao estudante e ao profissional da química uma visão de um dos tópicos da análise instrumental, que é a Espectroscopia de Absorção Molecular, desde a amostragem até os parâmetros de validação. De acordo com a professora Thais Vitória da Silva Reis, que ministrou o curso, a ênfase foi dada para as determinações diretas da espectroscopia de absorção molecular nas regiões de visível e ultravioleta por ser um método extremamente abrangente, utilizado desde a análise clínica até a química ambiental.
Dos 35 profissionais inscritos, 33 participaram do minicurso. Entre os conteúdos abordados estavam a classificação dos principais métodos analíticos quantitativos; fototransdução e o processamento de informação na retina; fundamentos de espectroscopia molecular nas regiões de visível e ultravioleta e aplicações da espectrofotometria em UV- Vis. Foram feitas dinâmicas em grupo sobre validação química, abordando desde rejeição de resultados até análise interlaboratorial. Também foram tratados aspectos de determinação simples e simultânea de íons por Espectroscopia de Absorção Molecular.
A professora Thais Vitória da Silva Reis é doutora em Química Analítica pelo Instituto de Química da USP e possui graduação em Química, Química Tecnológica e Pedagogia. Atualmente é professora de Química Analítica Qualitativa e Quantitativa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz. Faz pesquisas de pós-doutorado no Centro de Química e Meio Ambiente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da USP, é diretora da Rumos Consultoria e Assessoria em gestão educacional e é coordenadora da pós graduação em Análise Instrumental Avançada no Centro de Pós Graduação do Grupo Oswaldo Cruz.
Maria Amélia Rodrigues Serrano, bacharel em química, gostou muito do curso. “Trabalho no controle de qualidade da Fundação Pró-Sangue, e este curso vai ser útil porque no laboratório trabalhamos com esta técnica. Vamos fazer validações e as informações que recebemos hoje vão ser úteis para complementar os relatórios”, disse.
Camilo Vieira Gomes veio de Ribeirão Preto, a 360 quilômetros de São Paulo, especialmente para o curso deste sábado. Foi seu terceiro curso no CRQ. Ele trabalha na White Solder como técnico de laboratório, e considerou o conteúdo muito bom. “Os profissionais que ministram os cursos no CRQ são sempre muito experientes e passam bastante conteúdo. Hoje o curso é muito bom, vai ajudar na parte de validação, de desvio padrão, e de como calcular estas coisas no dia a dia”, afirma.
Angelo Lusuardi, que trabalha na Purimetal, com recuperação de metais nobres, veio de São José do Rio especialmente para o curso. Bacharel e licenciado em química, ele disse que o curso deste sábado foi ótimo, e o surpreendeu. “São conceitos que não via há muitos anos, porque não trabalho com eles. Achei muito bom o trabalho do CRQ para manter o programa de minicursos com apoio da Caixa, e gostaria que o programa fosse ampliado, com mais cursos no interior”.
Dois profissionais que confirmaram a presença não compareceram hoje. Pelas regras do programa, terão agora uma semana para apresentar documentos, como atestado médico e boletim de ocorrência policial, por exemplo, para justificar as ausências. Se não o fizerem, terão de pagar uma taxa de R$ 250,00 para ressarcir os custos do curso ao CRQ-IV.
Ao final do minicurso foi feita uma pesquisa entre os 33 participantes. Os resultados estão abaixo. O número de respostas é variável porque alguns profissionais optaram por mais de uma resposta e, em outros casos, deixaram a opção em branco.
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
12
21
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
18
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
07
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
09
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
01
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
01
Outros motivos
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
33
00
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Conhecimento sobre o assunto
02
31
Didática e clareza
05
27
Empenho na resolução de dúvidas
03
30
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
02
04
27
Limpeza dos sanitários
06
27
Qualidade dos serviços de alimentação
07
26
Qualidade do material didático
01
05
13
14
Clique aqui para ver os minicursos programados para este ano.