Bauru - 02/07/2011 - A participação do Profissional da Química nas atividades ligadas ao gerenciamento de aterros sanitários e o detalhamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada pelo Governo Federal no final de 2010, foram os assuntos do minicurso que o CRQ-IV promoveu no sábado, 2 de julho, na cidade Bauru. Com a presença de 26 dos 27 inscritos, o treinamento foi conduzido por Flávia Thaís Oliveira de Souza, Técnica em Química Industrial e Licenciada em Ciências com habilitação em Química. Ex-chefe da seção de análise de esgoto e Responsável Técnica do Departamento de Água e Esgoto de Bauru /SP, ela é atualmente proprietária e Responsável Técnica pelo Laboratório Natron, que tem entre suas atividades a prestação de serviços em análises de efluentes, água e alimentos.
Flávia iniciou sua apresentação lembrando que o lixo é um problema universal. No Brasil, 64% do municípios descartam seus resíduos em lixões, sem realizar qualquer tratamento. Apenas 18% das cidades possuem aterros controlados, 14% mantém aterros sanitários e apenas 4% promovem serviços de incineração, triagem e reciclagem. A PNRS veio para forçar uma reversão desse quadro e poderá ter sucesso uma vez que instituiu a responsabilidade compartilhada pela destinação do lixo, prevendo multas e responsabilizações judiciais para as cidades, empresas e profissionais que atuam na área e que não cumprirem a nova lei.
Aqueles dados e as exigências que passaram a vigorar com a PNRS acabaram por transformar o gerenciamento de aterros sanitários num campo de trabalho que deve ser explorado.Trata-se de uma área que exige a atuação de equipes multidisciplinares, na qual a presença do Profissional da Química será sempre necessária. Segundo avaliou a instrutora do minicurso, o químico é o profissional que tem o maior conhecimento para atender às exigência técnicas e legais, pois sua formação lhe dá uma visão mais ampla do trabalho a ser desenvolvido (veja o vídeo).
O Licenciado em Química Antonio Carlos Feitoza trabalha como coordenador do Laboratório de Gerenciamento de Resíduos da Unesp de Bauru e classificou como "muito bom" o treinamento realizado neste sábado. Segundo afirmou, as informações passadas pela instrutora confirmaram que realmente falta gente especializada atuando na área de aterros, daí a importância de os profissionais da química se interessarem mais por esse mercado de trabalho. Feitoza também avaliou que o curso serviu como um "puxão de orelha" principalmente para quem, como ele, trabalha na área acadêmica: é preciso orientar mais os estudantes sobre a necessidade de terem conhecimento das exigências da PNRS e de todas as normas relacionadas ao meio ambiente. Esta foi a terceira participação dele no programa de minicursos mantido pelo CRQ-IV.
No final do treinamento os participantes responderam a pesquisa cujos resultados estão abaixo.
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
07
19
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
07
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
01
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
15
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
00
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
03
Outros motivos
00
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
26
0
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Conhecimento sobre o assunto
00
00
00
01
25
Didática e clareza
00
00
02
01
26
Empenho na resolução de dúvidas
00
00
01
02
24
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
00
00
02
02
22
Limpeza dos sanitários
00
00
00
01
25
Qualidade dos serviços de alimentação
00
00
01
00
25
Qualidade do material didático
00
00
00
03
23
Você acha que o fornecimento da apostila é fundamental para o acompanhamento da aula?