Bauru - 05/11/2011 - No encerramento da edição 2011 do programa, 33 profissionais reuniram-se no sábado, 5 de novembro, em Bauru, para participar do minicurso "Princípios e Aplicação de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC)". Ministrado pelo Bacharel em Química e Doutor em Química Analítica Guilherme Julião Zocolo, o treinamento abordou desde conceitos básicos sobre bombas, detectores e colunas até técnicas para o desenvolvimento de metodologia analítica. A apresentação das várias áreas da química em que a HPLC tem papel fundamental e a aplicação de dinâmicas para que os participantes possam testar os conhecimentos obtidos também fizeram parte da programação. O minicurso ocorreu das 8h às 17h15, no Arco Hotel.
Funcionário do laboratório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, o Técnico em Química Carlindo Vieira da Silva Júnior, de 25 anos, viajou da capital paulista até Bauru. Segundo disse, o que o motivou a percorrer de ônibus os mais de 300 quilômetros que separam as duas cidades foi a possibilidade de conhecer pessoas que, como ele, trabalham na área de cromatografia, e aprender novas técnicas. "O curso foi muito proveitoso, pois já consegui tirar várias dúvidas", afirmou. Foi a primeira vez que ele se inscreveu no programa promovido pelo Conselho.
A participação de Silva Junior no evento foi quase épica: saiu de São Paulo no começo da madrugada de sábado, chegou na rodoviária de Bauru às 4h, tomou um café e seguiu para o hotel, onde aguardou até às 8h para se credenciar e pegar o material didático. Depois de assistir a palestra, participar das dinâmicas e trocar informações com os colegas, voltou para a rodoviária onde embarcaria às 18h30 para a Capital. Casado, teve deixar o filho aos cuidados da mãe e de uma cunhada, pois sua esposa soube na quinta-feira que teria de trabalhar hoje. "Eu não poderia perder essa oportunidade, pois um curso como este é muito caro", salientou. O esforço desse profissional é algo que merece ser ressaltado. Além de trabalhar na USP, ele é graduando de Gestão Ambiental na Universidade Federal de São Paulo, onde estuda à distância. As aulas de laboratório, porém, são presenciais, o que o obriga a viajar periodicamente para ter aulas aos finais de semana, explicou.
Após o treinamento, os participantes responderam a pesquisa cujos resultados estão abaixo.
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
06
27
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
15
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
01
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
12
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
04
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
00
Outros motivos
01
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
33
00
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Conhecimento sobre o assunto
01
00
00
04
30
Didática e clareza
00
02
03
06
24
Empenho na resolução de dúvidas
01
00
00
03
29
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
01
02
03
04
23
Limpeza dos sanitários
01
00
02
10
20
Qualidade dos serviços de alimentação
01
00
02
05
25
Qualidade do material didático
01
00
01
07
24
Você acha que o fornecimento da apostila é fundamental para o acompanhamento da aula?
Sim = 33
Não = 00
Gratuito - Realizado pelo Conselho desde 2006 e sempre com o apoio da Caixa Econômica Federal, o programa Minicursos CRQ-IV destina-se a oferecer treinamentos gratuitos sobre os diversos ramos da química. Podem participar desta iniciativa profissionais e estudantes em situação regular no Conselho. Além do treinamento, os participantes recebem material didático e alimentação. Em 2011, foram programados 22 minicursos, dos quais 20 foram realizados (dois foram cancelados por não terem alcançado número mínimo de inscritos). As apresentações foram programadas para a sede do Conselho, em São Paulo, e nas dez cidades onde a entidade mantém escritórios. Já considerando o evento de hoje, o programa deste ano recebeu um total 567 inscrições.
A continuidade dos minicursos em 2012 dependerá da obtenção de um novo patrocínio, bem como da análise sobre o interesse dos profissionais pelo programa. Este segundo fator se explica pelo fato de o número de inscritos nos treinamentos de 2011 foi bem inferior ao registrado em anos anteriores, conforme detalhado na edição nº 111 do Informativo CRQ-IV.