Santos - 16/07/2011 - O Programa Minicursos CRQ-IV foi apresentado pela primeira vez no sábado, 16 de julho, na Baixada Santista. O evento ocorreu das 8h30 às 17h no Atlântico Hotel, um dos mais tradicionais da cidade de Santos, e apresentou uma introdução à norma ISO/IEC 17025:2005, que trata dos critérios de qualidade a serem seguidos pelos laboratórios de ensaio e calibração. Dos 34 presentes, 30 participaram pela primeira vez do programa, situação que difere do habitual não em virtude do programa nunca ter passado antes por Santos, mas pela proximidade (cerca de 70 quilômetros) da cidade litorânea da capital paulista. Alguns profissionais do interior do Estado também participaram.
O treinamento foi conduzido por Neifer Borges França, Tecnólogo Ambiental, com pós-graduação em Gestão Ambiental Empresarial. Além de atuar como professor da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, da capital, Borges é gerente de negócios da certificadora internacional QMS Certification Services. A diferença entre certificação e acreditação, o processo de acreditação de um laboratório de ensaios e calibração, os conceitos de gestão da qualidade e a realização de estudos de caso foram alguns dos assuntos explicados e debatidos ao longo do dia. Os participantes também fizeram duas baterias de exercícios para fixar o conteúdo apresentado.
O interesse dos profissionais da região foi muito grande. Todas as 35 vagas foram preenchidas, inviabilizando o atendimeto de várias pessoas que ficaram na lista de espera. Problemas climáticos, porém, impediram que alguns profissionais residentes no Guarujá chegassem em tempo de assistir a primeira parte do curso. A neblina que dominou a região no início da manhã obrigou a suspensão da travessia da balsa que liga aquela cidade a Santos. Após às 10h, porém, o tempo melhorou e todos conseguiram chegar. Dos 35 inscritos, apenas um não compareceu. Pelas regras do programa, caso não apresente documentos para justificar a ausência ficará sujeito ao pagamento da taxa de R$ 245,00. O valor destina-se a ressarcir o Conselho das despesas que teve para proporcionar ao faltoso o treinamento gratuito.
Algumas empresas tiveram a participação de vários funcionários. Da SGS do Brasil, por exemplo, vieram nove colaboradores. "Foi uma coincidência", explicou a Engenheira Química Livia Iglesias Teixeira, analista de laboratório da empresa. Segundo disse, a chefia passou um e-mail falando sobre o minicurso para ela e para colega Thainá Botelho Braga. "Fizemos a inscrição e quando chegamos aqui encontramos mais pessoas da empresa, mas que trabalham em outros laboratórios", comentou. Livia disse que seu interesse pelo treinamento se deu porque a SGS está para fazer a implantação da ISO 17025 e ela deverá ser uma das encarregadas do processo. "O curso foi muito bom e esclareceu várias dúvidas, entre elas as relacionadas às incertezas de medição", avaliou. Companhia multinacional, a SGS presta serviços nas áreas de inspeções, verificações, testes e certificações para os setores como os de alimentos, meio ambiente, metalurgia, petróleo e gás, além de promover auditorias e certificações de sistemas de gestão.
Técnico de Laboratório da Universidade Santa Cecília, Anderson Felipe Gomes Ferreira cumprimentou a iniciativa do Conselho de incluir a cidade de Santos no programa de minicursos. "Eu sempre via a programação no Informativo e no site e ficava chateado por não poder participar devido à distância e também porque meus horários de trabalho não permitirem. Espero que outros cursos também sejam apresentados em nossa região", disse. Apesar de trabalhar já há quatro anos na preparação de aulas de laboratório, Ferreira contou ter interesse, entre outras, pelas áreas de meio ambiente, alimentos, fármacos e cosméticos. Os minicursos oferecidos gratuitamente pelo CRQ-IV representam para ele uma oportunidade de ter contato com setores da indústria nos quais poderá atuar no futuro.
Veja a seguir os resultados da pesquisa realizada no final do treinamento.
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
30
04
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
23
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
03
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
04
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
01
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
01
Outros motivos
02
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
34
0
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Conhecimento sobre o assunto
00
00
00
00
34
Didática e clareza
00
00
00
10
24
Empenho na resolução de dúvidas
00
00
02
03
29
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
00
00
02
05
27
Limpeza dos sanitários
01
03
03
06
21
Qualidade dos serviços de alimentação
00
00
01
05
28
Qualidade do material didático
00
00
00
07
27
Você acha que o fornecimento da apostila é fundamental para o acompanhamento da aula?