A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura/Centro de Educação Profissional de Indaiatuba (Fiec/Cepin) conquistou o Selo de Qualidade CRQ-IV para os dois cursos que mantém na área química: Técnico em Química e Técnico em Meio Ambiente. A concessão foi anunciada no dia 22 de novembro pelo Plenário do Conselho, que se baseou em auditoria feita pela Comissão de Avaliação do Selo. Agora, subiu para oito o número de cursos que possuem a certificação de qualidade.
A Fiec/Cepin é uma instituição municipal que mantém cursos técnicos em várias áreas. Seu superintendente, João Martini Neto, disse que a entidade buscou a certificação porque quer ser uma escola de excelência: “Queremos ter um padrão educacional alto e estamos conseguindo. Foi uma surpresa agradável receber o pessoal do CRQ aqui”, comentou, referindo-se à equipe responsável pela auditoria. A professora e representante de curso, Marta Eliza Bérgamo, complementou afirmando que “mesmo fazendo um bom trabalho, acreditamos que podemos melhorar. O Selo trouxe algumas orientações para que essa melhoria continue acontecendo”. Segundo Marta, o processo para obter a certificação começou em abril de 2010 e não foi fácil. Porém, com a participação de todas as áreas da escola envolvidas foi possível conquistar a certificação.
O superintendente João Martini Neto acredita que a obtenção do Selo terá repercussão: “Nosso foco são as indústrias químicas. Temos que oferecer um bom ensino para que o aluno, ao sair daqui, consiga trabalhar. Vamos divulgar essa conquista regionalmente”, explicou. Neto enfatizou que a Fiec/Cepin é uma escola técnica gratuita, mantida com recursos municipais e que funciona há 25 anos. “Para nós e para a cidade é um incentivo o que o CRQ-IV está fazendo. É motivo de muita alegria conquistar esta certificação”. A professora Marta informa que a instituição tem uma turma com 30 pessoas que já atuam na indústria e que buscam formação para se regularizarem no Conselho. Também mantém em funcionamento uma fábrica-escola de saneantes que permite ao aluno vivenciar na prática o que está aprendendo. Noticiada na edição nº 103 do Informativo, a fábrica foi inaugurada em 2010 e destina toda sua produção aos órgãos da prefeitura.
Recertificação - O Plenário do CRQ-IV também aprovou a recertificação do curso Técnico em Análises Químicas da Escola Senai Fundação Zerrener, da capital paulista. A certificação ocorreu em dezembro de 2009.
Lançado em 2007, o programa Selo de Qualidade CRQ-IV é um reconhecimento aos cursos de instituições comprometidas com a excelência na formação de técnicos da área química. Para obtê-lo, a escola precisa atender a uma série de parâmetros, como os equipamentos existentes em seus laboratórios, a quantidade e pertinência dos livros de sua biblioteca e a qualificação dos docentes. O Selo tem validade de três anos, podendo ser revalidado. Já obtiveram o Selo cursos da Escola Senai Mario Amato (Técnico em Química e Técnico em Plásticos), de São Bernardo do Campo; do Colégio Técnico de Lorena (Técnico em Química); da Escola Senai Fundação Zerrener, de São Paulo; do Colégio Alem (Técnico em Química), de Rio Claro; e da Escola Senai Luiz Simon (Técnico em Química), de Jacareí.