Programa proporcionará diferencial para instituições que obtiverem a certificação
O Conselho Regional de Química – IV Região anunciou no último dia 13 de setembro, durante a cerimônia alusiva ao Dia do Profissional da Química, o lançamento do programa Selo de Qualidade para cursos de nível superior. Poderão aderir à iniciativa as instituições paulistas cadastradas na entidade que ofereçam qualquer curso com esse perfil, com exceção da Licenciatura. Por necessitarem de indicadores diferenciados, o programa de certificação para esses cursos será lançado oportunamente.
Elaborada pela Comissão de Ensino Superior do Conselho, a iniciativa se destina a estimular as escolas a promoverem atualizações metodológicas e tecnológicas de seus cursos, reavaliar continuamente suas estratégias, adequar suas instalações e buscar parcerias com vistas ao aprimoramento dos futuros profissionais, segundo destacou o professor Silvio Miranda, destacado pela Comissão de Ensino Superior para apresentar o programa.
Assim como o Selo de Qualidade voltado para cursos de Nível Médio, lançado em 2007, a participação das instituições não será obrigatória. Entretanto, as escolas que aderirem ao programa estarão demonstrando preocupação com a qualidade de seus cursos. E as que alcançarem a certificação conquistarão um diferencial competitivo, passando a ser referência tanto para estudantes quanto para empregadores. Portanto, trata-se de uma ferramenta de marketing com potencial para gerar ótimo retorno.
Além de merecerem reportagens especiais no Informativo CRQ-IV, publicação que também é enviada para mais de 10 mil empresas da área química sediadas no Estado de São Paulo, as instituições receberão uma placa referente à conquista. Também serão destacadas no site do Conselho, na galeria de cursos certificados.
Avaliação – O programa avalia aspectos como gestão dos cursos, infraestrutura, qualificação do corpo docente, projeto pedagógico, relações institucionais e com a comunidade. Também levará em conta avaliações feitas pelos alunos, ex-alunos e de empresas nas quais atuam profissionais formados pelo curso.
O processo de certificação é dividido em três etapas: autoavaliação pela instituição, entrega de documentos e avaliação por uma comissão designada pelo CRQ-IV. Para a obtenção do Selo, o curso deve atingir, ao final do processo, uma média mínima de 80% do total de pontos possíveis (média igual ou superior a 4, em uma escala de pontuação que vai de 1 a 5).
A certificação terá validade de três anos e a solicitação para a recertificação deverá seguir os critérios estipulados pelo regulamento do programa, respeitando o prazo máximo de três meses antes do vencimento.