Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


 
 
 
Concurso cultural Cartas para Marie Curie
 
 
Para comemorar o centenário do Prêmio Nobel de Química de Marie Sklodowska Curie, a Organização Neo Humanitarismo Universalista promove o concurso Cartas para Marie Curie. Aberto a jovens brasileiros de 11 a 17 anos, ele tem o objetivo de incentivar a pesquisa sobre o legado de Marie Curie, promover a difusão da ciência e celebrar a participação da mulher na ciência. O tema do concurso é: “A vida e a obra de Marie Sklodowska Curie no coração da juventude”.
 
As cartas devem ser escritas em português, ter de 30 a 45 linhas datilografadas, digitadas ou manuscritas e podem ser enviadas até o dia 30 de setembro pelos Correios – vale a data da postagem – ou por e-mail. Os textos devem ser inéditos e criativos. Os participantes devem incluir as seguintes informações: nome completo, idade, endereço, telefone, cidade e estado em que mora, e-mail e nome do responsável.
 
A seleção das melhores cartas obedecerá aos seguintes critérios: criatividade, originalidade, internacionalidade e uso correto da língua portuguesa. As dez melhores cartas serão traduzidas e enviadas para o Museu de Marie Sklodowska Curie em Varsóvia, na Polônia, e em Paris, na França. A seleção das vencedoras será feita por uma comissão especial da Organização Neo Humanitarismo Universalista e professores especialmente convidados.
 
O concurso tem o apoio do Consulado Geral da República da Polônia em São Paulo, que forneceu os prêmios aos vencedores – um Ipod, um mp3, uma mochila Samsonite e Certificado de Honra ao Mérito para o primeiro colocado; para o segundo e terceiro colocados um mp3, mochilas e Certificados de Honra ao Mérito; do 4º ao 10º colocados livros e Certificados de Honra ao Mérito. Os vencedores serão notificados por telefone, e-mail ou telegrama. A cerimônia de premiação será realizada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Palácio 9 de Julho, no dia 7 de novembro, às 15 horas.
 
As cartas podem ser enviadas para o e-mail cartasparamariecurie@gmail.com ou pelo correio para Caixa Postal 2033-8 CEP 11060-970, Santos, São Paulo. As cartas encaminhadas coordenação do concurso não serão devolvidas aos participantes. É necessário enviar uma autorização para divulgação do conteúdo assinada pelo responsável.
 
Jornada Marie Curie – Jam Pawlak, da Organização Neo Humanitarismo Universalista, informa que até o momento os organizadores já receberam aproximadamente 50 cartas de jovens com idades entre 12 e 14 anos. “O teor é de curiosidade e simpatia pela incrível história de vida de Marie Curie”, diz. Em seu blog ela publicou notícias e fotos sobre o lançamento do concurso, em julho, na cidade de Santos, e trechos de algumas das cartas. Jam informa que a Organização vai levar a história de Marie Curie para escolas e bibliotecas do Brasil por meio da Jornada Marie Curie, para divulgar o concurso e a presença da química no dia a dia dos jovens. “O teaser do Concurso que está no YouTube foi criado por uma criança de 11 anos da cidade de Santos, Marie Curie está despertando uma verdadeira paixão pela química no coração da juventude e a jornada só está começando ... a adesão do CRQ-4 à divulgação do Concurso Cultural é muito importante para todos nós”, afirma.
 
 
Trechos de cartas
 
"Eu nasci no interior de Minas. Sou filha de pais humildes, e por isso, muitas vezes tenho sido humilhada na Escola porque eu quero ser "Cientista." Por quê uma menina do interior de Minas não pode sequer sonhar com a possibilidade de se tornar "Cientista?" Por quê? Sabe Marie Curie, isso machuca, dói dentro da gente. " Maria Aparecida, 13 anos, São Paulo.
 
"Venho aqui pra dizer que pesquisei a sua vida no Google e na Biblioteca Comunitária do bairro e a senhora me surpreendeu com tamanha coragem! Olha, a senhora mudou a história da química! " Valéria, 12 anos, São Paulo.
 
"Esse negócio de escrever uma Carta Para Marie Curie é interessante ... eu estou viajando no tempo e só isso já é C I Ê N C I A!" Marco Aurélio, 11 anos, Santos.
 
 
 
Serviço
 
Concurso Cartas para Marie Curie
 
Promoção: Organização Neo Humanitarismo Universalista – ONH-U
 
Prazo de inscrição: até 30 de setembro de 2011 (data da postagem)
 
Para participar via email: cartasparamariecurie@gmail.com
 
Para participar via correios: Caixa Postal 2033-8 CEP 11060-970, Santos, São Paulo
 
Premiação: 7 de novembro de 2011 na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Palácio 9 de Julho, 15 horas
 
Mais informações: Jam Pawlak
                                     www.jampawlak.blog.uol.com.br
                                    @jampawlak_onhu 
 
Apoio: Consulado Geral da República do Polônia em São Paulo
            Associação Polonesa Educativo Cultural em São Paulo
            GPP – Voz Polonesa Paulistana
 
 
 
 
Publicado em 08/08/2011

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região