Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Exposição educativa “Química para um mundo melhor”
 
 
Como parte das comemorações pelo Ano Internacional da Química, foi aberta nesta segunda-ifeira, na Estação Ciência, em São Paulo, a exposição educativa Química para um mundo melhor. Oitenta alunos da Escola Estadual Alberto Levy do 2º e do 3º anos do ensino médio foram os primeiros a visitar a mostra, instalada no saguão principal da Estação Ciência, da Universidade de São Paulo.
 
A exposição é dividida em cinco módulos: nutrição e saúde, construção e cuidados para o lar, energia e recursos, mobilidade e comunicação. Fotos, filmes, slides e objetos, como um celular, uma geladeira com alimentos e uma bomba de combustível, mostram a presença da química nos produtos do cotidiano, as matérias-primas utilizadas, sua composição química, sua importância para a sociedade e as formas de descarte e reciclagem.
 
 
 
Cinco balcões com iluminação especial foram criados para a realização de experimentos químicos a cargo de alunos do Instituto de Química da USP. Os experimentos realizados para os visitantes incluem a fluorescência, a mistura de dois polímeros e o de maior sucesso - a produção de poliuretanos.
 
Direcionada especialmente ao público infantojuvenil, a exposição visa ampliar a percepção da sociedade para a presença e a importância da química em suas vidas e para a solução das grandes questões globais, bem como despertar o interesse dos jovens pelas carreiras profissionais desta área da ciência. Além da exposição, outras duas iniciativas também voltadas ao público infantojuvenil fazem parte do projeto: o livro Onde está a Química? disponível em http://quimica2011.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=383&Itemid=89,   e o webjogo Quiz da Sustentabilidade, em http://blog.quimica2011.org.br/game.
 
A realização é da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o Instituto de Química da USP, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o Conselho Federal de Química (CFQ), os Conselhos Regionais de Química (CRQs), a Estação Ciência/USP e a Evoluir Cultural. O projeto conta com o patrocínio das empresas Basf, Bayer, Braskem, Clariant, Dow, Elekeiroz, Evonik, Innova, Lanxess, Oxiteno, Rhodia, Solvay, Unigel e White Martins.
 
 
Abertura
 
 
A cerimônia de abertura da exposição, no auditório da Estação Ciência, contou com a presença do presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, e das seguintes personalidades: professor Hélio Dias, do diretor da Estação Ciência, professora  Maria Arminda de Arruda, Pró-Reitora de Cultura e Extensão da USP, Fernando Figueiredo, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), professora. Claudia Rezende, dirigente da Sociedade Brasileira de Química - entidade que coordena as ações do Ano Internacional da Química no Brasil - e que também representou o Ministério da Ciência e Tecnologia, professor Guilherme Marson, do Instituto de Química da USP e organizador da exposição, e professor Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Jornalismo da Unicamp.
 
 
O presidente Manlio de Augustinis se disse emocionado com as iniciativas desenvolvidas este ano em favor da divulgação da química e pela grande integração entre entidades empresariais, acadêmicas, sindicatos e conselhos. Em relação ao programa Palestras AIQ, que está sendo promovido pelo CRQ-IV para estudantes do ensino fundamental e médio do estado de São Paulo, Augustinis afirmou: “Esse é um grande trabalho que iniciamos e pretendemos dar continuidade nos anos seguintes”. Ele disse considerar a exposição Química para um mundo melhor uma ação importante porque, a exemplo do que ocorre nas palestras promovidas pelo Conselho, mostra aos estudantes o que a química faz pela humanidade. 
 
Estação Ciência
 
A Estação Ciência foi inaugurada há 24 anos com o objetivo de promover exposições e atividades de divulgação científica. Nesse período já recebeu 6 milhões de visitantes. É um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
 
Para conhecer a exposição Química para um mundo melhor, escolas e grupos com pelo menos 15 pessoas devem agendar visita pelos telefones (11) 3672-5364 ou (11) 3675-6889. O ingresso custa R$ 4,00, para o público em geral e R$ 2,00 para estudantes. No primeiro sábado e no terceiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.
 
A Estação Ciência fica Rua Guaicurus, 1.394, Lapa - capital paulista e funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos finais de semana e feriados, das 9h às 18h. 
 
 
 
 
Publicado em 16/08/2011

 

 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região