Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


 
Morre o Prof. Pérsio de Souza Santos, da Poli-USP
 
 
 
 
 O CRQ-IV comunica com grande pesar o falecimento do professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Pérsio de Souza Santos. Ele morreu no dia primeiro de janeiro, aos 83 anos, após sofrer um infarto.
 
Nascido em Rio Claro, em 1928, o Prof. Pérsio de Souza Santos formou-se em engenharia química pela Escola Politécnica da USP em 1951. Sua formação acadêmica incluiu mestrado em Pittsburgh, nos Estados Unidos, doutorado e livre-docência na Escola Politécnica da USP.
 
Em 1956 o Prof. Pérsio de Souza Santos assumiu a chefia da Seção de Cerâmica da antiga Divisão de Química e Engenharia Química, atual Agrupamento de Tecnologia Inorgânica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que identificava e avaliava a qualidade de minérios não metálicos brasileiros e a partir de 1962 tornou-se professor titular de química industrial nos Departamentos de Engenharia Química e de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli-USP.
 
Como professor, orientou 24 dissertações de mestrado e 23 teses de doutorado sobre matérias-primas minerais brasileiras. Sempre dedicado à pesquisa, publicou mais de 300 trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais e foi pioneiro nas pesquisas sobre argilas no Brasil, formando gerações de pesquisadores. É autor do livro Ciência e tecnologia de argilas: aplicação às argilas brasileiras, publicado pela Editora Edgard Blücher em 1992.
 
 
Cerâmica
 
O Prof. Pérsio de Souza Santos era membro da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, foi presidente da Comissão de Tecnologia do CNPq de 1968 a 1977, da Associação Brasileira de Cerâmica por duas vezes entre 1970 e 1980, e vice-presidente de materiais da Sociedade Brasileira de Microscopia Eletrônica.
 
Entre 1990 e 1992 ele fez pós-doutorado na Universidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, com quem mantinha uma parceria para colaboração em pesquisas. Parcerias semelhantes eram mantidas com outras instituições, como a English China Clays, da Inglaterra, e a Universidade de Salta, na Argentina.
 
Ele deixou a esposa Helena de Souza Filho, os filhos Pérsio de Souza Santos Filho, professor do Instituto de Biociências da USP, e Fábio Lopes de Souza Santos, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, e três netos.
 
 
 
Com informações da Agência FAPESP
 
 
 
 
 
Publicado em 18/01/2012
 

 

 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região