Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Minicursos 2011 - Conselho Regional de Química - IV Região

Minicursos 2011 

 


Espectrofotometria atômica é o tema de minicurso em São Paulo
 
 
São Paulo, 20/08/2011 - Com a presença de 34 dos 35 inscritos, o Conselho Regional de Química promoveu, em sua sede, em São Paulo, o minicurso Princípios e fundamentos de espectrofotometria atômica. O curso foi ministrado pelo bacharel em química Nilton Pereira Alves, diretor da Quimlab Química, de São José dos Campos.
 
A espectrofotometria atômica é uma técnica utilizada para determinar a presença de metais em uma solução a partir da absorção de radiação ultravioleta. Ela mede a quantidade de elementos presentes para que se verifique se estão em níveis adequados, ideais ou tóxicos. É usada para fazer a análise quantitativa em todos os tipos de materiais, como solo, água e sangue. Na água, pode detectar a presença de chumbo, por exemplo.  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Abertura do minicurso Princípios e fundamentos de espectrofotometria atômica
 
 
Nilton Alves abriu o curso falando das descobertas do físico Isaac Newton, no século XVII. Utilizando um equipamento que provoca a refração da luz branca, ele mostrou todo o espectro das luzes visíveis, do violeta ao vermelho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Equipamento mostra a refração da luz
 
 
Ao longo do dia ele abordou temas como os tipos de espectros, os processos de emissão e absorção de luz, análises qualitativa e quantitativa, a instrumentação básica, monocromadores, detectores e cálculos. O mesmo minicurso foi apresentado em São José dos Campos, no dia 8 de agosto, para 32 profissionais.
 
Participaram do minicurso profissionais de São Paulo, do ABC Paulista, Pirassununga, Sorocaba, Guarujá, Mogi das Cruzes, Mairinque, Piquete, Campinas, Jundiaí, Poá, Cotia e Carapicuíba.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Iracy, Natanael e Evelin: elogios aos conteúdos apresentados
 
 
A técnica em química Iracy Freire Oliveira, de Diadema, considerou o curso muito bom: "Estou desempregada e ele está enriquecendo meus conhecimentos, o que pode me ajudar a conseguir alguma coisa". Natanael  Vieira Machado, bacharel em química, que trabalha no Instituto de Química da Universidade de São Paulo, também elogiou: "O curso aprimorou o que eu já tinha de conhecimento e demonstrou a inovação da técnica da espectrofotometria". "Como não sou profissional da área, o curso abriu muito minha visão com relação a este tipo de análise para o produto com que trabalho, água mineral. Adorei", disse Evelin Cristina Silva Albuquerque, de Cotia, técnica em química que trabalha na Água Mineral  Frescca. O minicurso será encerrado às 17:30h.
 
 
 
Veja a seguir os resultados da pesquisa com os participantes.

1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?

Sim Não
15 19

2) Por que se inscreveu para este minicurso?

Opções

Total

Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.

18

Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.

04

Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.

10

Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.

04

Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.

01

Outros motivos

02

3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?

Sim Não
34 00
 
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.
 
A) Instrutor
 
Item/Conceito

1

2

3

4

5

Conhecimento sobre o assunto

00

00 00 05 29
Didática e clareza

00

00 01 09 24
Empenho na resolução de dúvidas

00

00 00 07 27
 
B) Estrutura física, instalações e serviços
 
 
Item/Conceito

1

2

3

4

5

Qualidade da sala de aula

00

00

01 05 28
Limpeza dos sanitários

00

00

00 02 32
Qualidade dos serviços de alimentação 00 00 00 03 31
Qualidade do material didático

00

00 03 09 22
Você acha que o fornecimento da apostila é fundamental para o acompanhamento da aula? Sim = 32 Não = 02

 

  


 
O programa minicursos CRQ-IV tem o apoio da
 
 
 

 
 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região