Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Vocabulário - Conselho Regional de Química - IV Região

Vocabulário 

 


 
 
 
 
 
Borracha -nome genérico de qualquer classe de materiais, independente da origem, que tenham propriedades de um elastômero, polímeros que apresentam deformações reversíveis.
 
 
Borracha natural (NR) – elastômero natural obtido por coagulação do látex de árvores do gênero Hevea brasiliensis (seringueira) e constituído basicamente de unidades estruturais tipo cis-1,4-poliisopreno.
 
 
Borrachas sintéticas - são materiais poliméricos que possuem capacidade de retornar à forma original quando submetidos a um esforço ou deformação externa. Foram desenvolvidos no início do século XX como substitutos da borracha natural. A partir da primeira borracha sintética (SBR), um copolímero de estireno e butadieno, surgiram diversos tipos de borrachas sintéticas.
 
 
Borracha termoplástica (TPE) – é formada por elastômeros termoplásticos à base de copolímeros estirênicos que reúne as características da borracha e do plástico. Com ela são feitos materiais flexíveis e agradáveis ao toque, como a borracha, que podem ser processados por injeção ou por extrusão, como os termoplásticos.
 
 
Calandragem – processo de moldagem, no qual uma composição polimérica moldável é passada entre uma série de cilindros dispostos verticalmente, para formar uma lâmina. Este processo permite laminar compostos, impregnar e recobrir de borracha um suporte têxtil e é largamente utilizado para a fabricação de pneumáticos, correias transportadoras e artigos esportivos.
 
 
Copolímero – polímero derivado de mais de uma espécie de monômero.
 
 
Elasticidade – propriedade que descreve o comportamento de sólidos de recuperarem-se de deformações, após cessado o efeito causador.
 
 
Elastômero – nome genérico para polímeros que apresentam elasticidade do tipo borracha, isto é, apresentam grande deformação elástica reversível. O termo elastômero é aplicado tanto às matérias-primas como aos artefatos com ela produzidos.
 
 
Monômero – substância química, unidade básica, que dá origem a um polímero.
 
 
Pirólise – decomposição de substâncias orgânicas provocada pelo calor na ausência de ar.
 
 
Polímero – substância constituída de moléculas formadas a partir de uma mesma unidade estrutural, repetida um grande número de vezes, ligadas quimicamente entre si.
 
 
Polimerização – processo de conversão de um monômero ou de uma mistura de monômeros em um polímero.
 
 
Resiliência - propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
 
 
Vulcanização – tratamento químico com enxofre que reduz o fluxo entre as moléculas do elastômero, aumentando sua resistência à tensão e seu módulo de elasticidade, e preservando sua extensibilidade.
 
 
 
 
 
 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região