Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Tipos de borracha sintética - Conselho Regional de Química - IV Região

Tipos de borracha sintética 

 


 
 
 
 

SBR - O elastômero de estireno-butadieno (SBR) é sintético, mas bastante parecido com a borracha natural, embora menos elástico e mais homogêneo. É a borracha mais consumida no mundo e utilizada na fabricação das bandas de rodagem de pneus de carros médios e pequenos. Outras aplicações são em adesivos, solados e artefatos técnicos. 

O SBR é um copolímero constituído por unidades de estireno e butadieno. Existem vários tipos de SBR, que se diferenciam de acordo com o processo de polimerização, dos antioxidantes utilizados e da adição ou não de óleos de processos. O SBR também é considerado uma borracha de uso geral. Excluindo-se alguns artefatos industriais, como pneus de aviões e caminhões pesados, quase todos os produtos podem ser fabricados total ou parcialmente com SBR em substituição ou em combinação com a borracha natural e outros elastômeros.

 

BR – O elastômero de polibutadieno tem alta resistência à abrasão, boa flexibilidade a baixas temperaturas, alta resiliência, baixo desenvolvimento de calor e alta resistência ao fendilhamento por flexão. O maior campo de aplicação do BR é na indústria pneumática. Ele também é utilizado na fabricação de batentes, buchas e artefatos técnicos, mangueiras, correias transportadoras, na indústria farmacêutica e na fabricação de artefatos que ficam em contato com alimentos, solados e artefatos translúcidos.

O BR é obtido através da polimerização em solução do butadieno com diversos tipos de catalisadores. É considerado um elastômero de uso geral.

 

EPDM – O etileno-propileno-dieno tem como principal propriedade a resistência à degradação pelo calor, luz, oxigênio e ozônio. Outras propriedades importantes são: baixa deformação permanente à compressão, boa flexibilidade a baixas temperaturas, boa resistência química a ácidos e bases diluídos e solventes, rápido ciclo de mistura e alta impermeabilidade à água. É aplicado em peças de automóveis, como molduras de vedação de janelas e portas de veículos, batentes, frisos e palhetas de limpador de pára-brisas.

 

NBR – a borracha nitrílica, por ser resistente aos derivados de petróleo, é recomendada para a fabricação de peças e componentes das indústrias automobilística, gráfica, de petróleo e petroquímica, que tenham contato com óleos e solventes, como mangueiras, retentores, juntas, anéis de vedação, vasos e tanques industriais.

 

SBCs – os copolímeros em bloco de estireno são polímeros especiais, que apresentam estrutura molecular com dois segmentos distintos: um rígido de poliestireno e outro macio, reunindo as propriedades da borracha e a processabilidade do plástico. São aplicados em adesivos, solados dos calçados, asfalto, pavimentação, impermeabilização e para melhorar a flexibilidade e a resistência ao impacto.

 

TPE – a borracha termoplástica reúne características do plástico e da borracha. Os elastômeros termoplásticos à base de copolímeros estirênicos produzem materiais flexíveis, agradáveis ao toque, de grande resistência e elásticos, como a borracha, que podem ser processados por injeção ou por extrusão, como os termoplásticos. Manoplas de motocicletas e cabos de pentes e escovas de dentes, macios e agradáveis ao toque, são exemplos de borrachas termoplásticas.

 
Borrachas especiais - As borrachas especiais, de silicone, por exemplo, são usadas no isolamento de fios e cabos elétricos, submetidos a condições de temperaturas extremas, fabricação de artigos médicos e revestimento de máquinas e equipamentos.
 

 

 
 
 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região