Serviço via Facebook e Twitter é elogiado, mas o número de seguidores ainda é pequeno em relação ao público potencial
Nos últimos anos, o Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV) ampliou o espectro de suas atividades na internet ao manter páginas nas principais redes sociais. Em 19 de maio de 2010, foi realizada a primeira postagem no Twitter, que conta atualmente com 734 seguidores. Pouco mais de um ano depois, em 20 de julho de 2011, o CRQ-IV abriu uma fan page no Facebook, que no fechamento desta edição contabiliza pouco mais de 2.380 “curtidores”, nome que se dá aos que acompanham on-line as informações divulgadas pela entidade por esse meio.
O Informativo entrevistou profissionais que seguem as divulgações feitas pelo Conselho nas mídias sociais, a fim de medir a repercussão das informações veiculadas e dos diversos atendimentos prestados, sobretudo no esclarecimento de dúvidas. Para fazer este levantamento, em março o Conselho publicou uma mensagem convidando seus seguidores a participarem da pesquisa. Os depoimentos a seguir foram colhidos junto aos que responderam positivamente ao convite.
Para Luciana Aparecida Tinoz, 28 anos, Técnica de Laboratório na empresa Wama Diagnóstica, da cidade de São Carlos, as redes facilitaram o acompanhamento das notícias. “Sou seguidora do Conselho tanto no Facebook quanto no Twitter desde março de 2012. Desde então, tenho me mantido atualizada sobre as atividades e também a respeito de cursos e sorteios promovidos. Acompanhando, consegui garantir a participação em dois minicursos gratuitos e ganhar o exemplar de um livro. Acesso mais a página no Facebook do que o site, que visito, em média, duas vezes por semana”, conta ela.
Luciana avalia que o interesse pelas redes por parte dos profissionais deveria ser maior, já que o Conselho disponibiliza informações relevantes. Entretanto, ela acredita que o esclarecimento de dúvidas poderia ser mais ágil se, no Facebook, também fosse feito pela ferramenta de bate-papo, o que ampliaria a interatividade. “Seria uma alternativa ao atendimento feito via e-mail”, acredita.
De fato, seria. Contudo, o Conselho esclarece que, como várias outras empresas e entidades, mantém uma página institucional (fan page) no Facebook, que não dispõe do recurso de bate-papo – que só existe para os perfis de pessoas físicas. Em virtude dessa limitação, só é possível responder às mensagens deixadas por seguidores na área denominada “linha do tempo” e também àquelas enviadas pelo botão “Mensagem”.
Também por conta do caráter institucional da página, não é possível enviar convites para que mais profissionais sigam as publicações do Conselho. A adesão à rede depende da iniciativa de cada um. Para isso, basta acessar facebook.com/crqiv e clicar no botão “Curtir”. A partir de então, todas as publicações feitas pela entidade aparecerão automaticamente na linha do tempo da página do “curtidor”. O procedimento é semelhante no caso do Twitter: acesse twitter.com/crqiv e clique sobre o botão “Seguir”. Vale lembrar que, para participar, o profissional também precisa ter contas – que são gratuitas – nesses serviços.
A Técnica em Química Caroline Mariana Minucci Pereira, 27 anos, de Campo Limpo Paulista, passou a seguir o Conselho via Facebook em janeiro. Ela considera que o atendimento oferecido na rede social é eficaz. “A comunicação é clara e rápida. Além disso, mesmo não acessando o site frequentemente, consigo me manter informada sobre as novidades”, afirma.
“Descobri que o CRQ-IV tinha uma página no Facebook depois de fazer um minicurso, no qual ela foi divulgada” diz Alessandra Alves da Silva, 31 anos. Analista Química na empresa Alamar Técnico Científica, de Diadema, ela conta que “seguir a página se tornou importante, pois sempre são publicadas informações úteis, como é o caso dos lembretes a respeito dos prazos de inscrição para cursos”, destaca. Entretanto, Alessandra acredita que a página pode ter uma repercussão maior. “Muitos profissionais que conheço ainda não acessam a página do Conselho no Facebook, mas aos poucos isso tende a mudar com a divulgação que é realizada”, prevê.
Se alguns seguem o CRQ-IV somente no Facebook, outros preferem utilizar apenas o Twitter. É o caso da Técnica em Química Marina Eloisa Moreira de Souza, 20 anos, da Capital, que acompanha as postagens há cerca de 1,5 ano. “Avalio as divulgações feitas de forma positiva, pois fico sabendo rapidamente das palestras, cursos e artigos publicados”. Quando ainda era estudante, conta, tomou conhecimento de um artigo que reforçou a argumentação que defendeu em um trabalho.
Auxiliar de Laboratório na empresa PQA Química, Liene Thais Ferro, 31 anos, de Americana, também soube da presença do Conselho nas redes sociais depois de participar de um minicurso. “Por meio do Facebook, consigo participar dos sorteios e já ganhei dois livros e uma inscrição para um curso. Considero que, pelos meios que possui, o CRQ-IV deve sempre reforçar o que consegue obter para os profissionais, como é o caso do patrocínio para a realização de minicursos. Muitos reclamam da anuidade, mas é necessário ver os benefícios aos quais temos acesso”, compara Liene.
Link - As páginas do Conselho no Facebook e Twitter trabalham integradas, ou seja, o que é postado em uma também é publicado na outra. Ambas servem para divulgação de avisos sobre notícias disponibilizadas no site oficial da entidade. Para acessá-las, basta clicar nos links que os acompanham. Há, porém, algumas promoções que são direcionadas apenas aos seguidores/curtidores do Conselho, como sorteios de livros e inscrições em eventos. A mais recente delas se referiu ao sorteio de livros que não foram divulgados na seção “Literatura” do Informativo. Tais iniciativas visam justamente estimular o aumento do público nesses meios.
Entre os que curtem a página do Conselho no Facebook, a maioria (434 usuários) mora na Capital, seguida pelos residentes em Campinas, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Santo André e Jundiaí. A maior parte do público é do sexo feminino (58,1%). A faixa etária predominante varia de 25 a 34 anos, indicando que um grande número de estudantes e profissionais recém-formados e com idade inferior a essa média ainda não acompanha as informações veiculadas pelo Conselho nas redes sociais.
A postagem que teve a maior repercussão até hoje foi a homenagem feita este ano pelo Conselho no Dia Internacional da Mulher. A imagem publicada no dia 7 de março foi visualizada por 3.488 pessoas no Facebook, número superior ao dos “curtidores” da página e que se explica em função dos compartilhamentos feitos pelos usuários.
Outro dado interessante refere--se à origem dos acessos. Além dos “curtidores” do Brasil, as estatísticas do Facebook registram, entre outros, usuários de países como EUA, Reino Unido, França, Portugal, Congo e Irã. Não é possível saber quem são essas pessoas, mas provavelmente sejam profissionais que estão estudando ou desenvolvendo algum trabalho no exterior.
Adesão às redes sociais facilita o contato
Apesar de o número de seguidores do Conselho no Facebook e Twitter vir crescendo, ele ainda está muito aquém do universo de mais de 75 mil profissionais vinculados à entidade. Outros conselhos da esfera química e que possuem um contingente bem menor de profissionais registrados contabilizam mais seguidores nas redes sociais. Na prática, isso pode significar que essas pessoas são mais bem informadas que os profissionais da química, o que, no mínimo, é um diferencial competitivo no momento de, por exemplo, disputar uma vaga no mercado de trabalho ou até mesmo de saber sobre a existência dela.
Muitas vezes, o desconhecimento dos meios usados pelo Conselho para informar seu público é prejudicial até mesmo quando o assunto é do interesse direto do profissional. Uma questão recorrente neste início de ano na Central de Atendimento do CRQ-IV foi a suspensão da anuidade. Muitas pessoas que disseram estar desempregadas perguntaram como obter o benefício. A resposta dada foi que o prazo para solicitá-lo se esgotou em novembro. Além de ter sido abordado em duas edições de 2012 do Informativo, o assunto foi amplamente divulgado no Facebook e no Twitter. Se estes profissionais estivessem se integrado às redes do Conselho antes, teriam recebido a informação e poderiam, no prazo correto, ter solicitado a suspensão. Agora, mesmo desempregados, precisarão pagar a anuidade para manter seus registros ativos.
A presença do CRQ-IV nas redes sociais também objetiva sanar dúvidas. Ocorre que há situações que não possibilitam a prestação desse serviço, como nos casos em que o Conselho precisa dos dados pessoais (nome completo, RG, CPF ou o número de inscrição na entidade) para localizar o processo e dar a resposta correta. Como se sabe, quase tudo o que é postado no Facebook ou no Twitter fica exposto ao público, o que torna impossível controlar como tais informações podem vir a ser usadas por terceiros. Sem contar que há situações extremamente particulares e que cuja exposição podem causar constrangimentos ao próprio interessado, como, por exemplo, a dívida que ele eventualmente tenha por conta do não pagamento de anuidades ou as razões que levaram o Conselho a indeferir sua indicação para Responsável Técnico. Por estas razões, a remessa de questões desse tipo fica a critério do usuário, mas ele deve estar ciente de que as respostas poderão se tornar públicas. Para evitar problemas, a dica é que, em casos como esse, o interessado opte por enviar os questionamentos diretamente para a Central de Atendimento do Conselho, o que pode ser feito pelo telefone (11) 3061-6000 (de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h) ou pelo e-mail crq4@crq4.org.br.