Curso apresenta os princípios da manufatura enxuta
Campinas - 19/10/2013 - O CRQ-IV promoveu neste sábado uma reedição do minicurso "Gestão estratégica de produção com ênfase em lean manufacturing". Desenvolvido pela montadora de automóveis japonesa Toyota, o lean manufacturing (ou "manufatura enxuta") é um sistema produtivo baseado na redução dos desperdícios e melhor aproveitamento dos recursos, que foi posteriormente adotado por grandes companhias de diferentes setores dado os resultados que proporciona. O primeiro treinamento sobre este assunto foi realizado em São Paulo e despertou interesse tão significativo que o CRQ-IV decidiu reapresentá-lo. Campinas foi escolhida por ser o centro da região que concentra o maior número de profissionais da química depois da Capital. Sob a responsabilidade da Bacharel em Química Giovana Povia Girotto, que tem mestrado em Química Analítica e especialização em Gestão Estratégica da Produção, o minicurso deste sábado teve 38 participantes.
O programa Minicursos CRQ-IV deste ano tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp). Ele prevê o oferecimento de cursos sobre temas com foco direto ou indireto na área química. Podem participar profissionais e estudantes em situação regular no Conselho. Além do treinamento, os participantes recebem material didático e refeições. O curso deste sábado ocorreu no Monreale Hotel Classic, no centro da cidade.
De acordo com Giovana Girotto, apesar de ter origem na indústria automobilística, o processo produtivo baseado no lean manufacturing está totalmente ligado ao setor químico em função dos aspectos que essa ferramenta apresenta. No vídeo abaixo, ela explica os fundamentos dessa análise.
Diretor para a América Latina das áreas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da PPG Industries, o Engenheiro Ivan de Paula Rigoletto, de 45 anos, participou de seu primeiro minicurso. Ele disse que, apesar de suas atividades não estarem diretamente relacionadas com o processo fabril, elas têm tudo a ver com produção enxuta. "Na cadeia química, muitas vezes o material que está se desperdiçando pode ser um resíduo que você não conseguiu recuperar e que pode ser, eventualmente, perigoso e aí se tem posta a questão ambiental. Então, ainda que as minhas atividades não estejam diretamente relacionadas à administração da produção, elas têm tudo a ver com a lean manufacturing, pois na medida em que os desperdícios são reduzidos, acaba-se tendo, por tabela, uma gestão mais racional dos resíduos", afirmou.
No áudio abaixo da foto, Rigoletto também falou da importância de um profissional com larga experiência como ele, que ocupa um cargo de relevância numa multinacional, e que tem, inclusive, um doutorado no currículo acadêmico, participar de eventos como os minicurso.
Presente na abertura dos trabalhos, o Engenheiro Químico Wagner Contrera Lopes, diretor do Sinquisp, falou sobre as razões que levaram o sindicato a apoiar o programa de treinamentos do CRQ-IV. Segundo ele, trata-se de uma iniciativa que favorece a categoria porque oferece capacitação de qualidade, permitindo, inclusive, a participação de profissionais que, por diferentes razões, não dispõem de recursos próprios para investir no aprimoramento de suas carreiras. Contrera também explicou que o apoio é uma forma de o Sinquisp se aproximar mais dos Químicos do interior, ampliar a base de associados e assim reunir forças para lutar por melhores condições salariais e de trabalho. Por fim, ele pediu aos participantes adesão ao abaixo-assinado que busca derrubar, na Assembleia Legislativa, o veto ao Projeto de Lei que tornou privativo dos profissionais da química o tratamento da água de piscinas de uso coletivo. Além de ter um viés voltado à saúde pública - pois a água de piscina sem o tratamento correto pode se tornar um meio de proliferação de doenças -, o sindicalista observou que esse é um nicho de mercado de trabalho que já garante o sustento de muitos profissionais da química.
Clique aqui para acessar a página do CRQ-IV no Facebook e ver mais fotos do evento.
Pesquisa - Confira os resultados da pesquisa realizada no final do treinamento:
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
17
21
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
19
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
05
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
11
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
03
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
00
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
38
00
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 4, sendo 1 a nota mais baixa e 4 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
Conhecimento sobre o assunto
00
00
02
36
Didática e clareza
00
00
01
37
Empenho na resolução de dúvidas
00
01
04
33
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
Qualidade da sala de aula
00
00
04
34
Limpeza dos sanitários
00
02
03
33
Qualidade dos serviços de alimentação
00
00
00
38
Já com todas as vagas preenchidas, o CRQ-IV promoverá no próximo dia 26/10, em Piracicaba, o minicurso "Gestão de passivos ambientais". O evento encerrará a edição 2013 do programa.