Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Minicursos 2013 - Conselho Regional de Química - IV Região

Minicursos 2013 

 


A biotecnologia aplicada em processos industriais



Ribeirão Preto - 20/07/2013
- Os princípios de biotecnologia na fabricação de produtos químicos de alto valor agregado e a avaliação dos processos biotecnológicos existentes de fermentações para produção de biocombustíveis, proteínas, ácidos nucleicos, leveduras e enzimas foram os assuntos apresentados aos 31 profissionais que participaram gratuitamente do minicurso promovido neste sábado na cidade de Ribeirão Preto. Em São Paulo, o CRQ-IV realizou um minicurso sobre gerenciamento de resíduos químicos na área de saúde. Clique aqui para mais informações.

Patrocinado pela Caixa Econômica Federal e pelo Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp), o curso de Ribeirão foi realizado das 8h30 às 17h15 no o Sleep Inn Hotel, e foi ministrado pelo Engenheiro de Alimentos Fabrício Miguel Farinassi. O instrutor trabalha como coordenador de produção de RNA da unidade de Iracemápolis do Grupo São Martinho-Omtek, empresa que atua nos segmentos de açúcar, etanol, RNA e energia elétrica.

Em função de sua especificidade, o minicurso atraiu principalmente profissionais de nível superior, como Engenheiros Químicos, Engenheiros de Alimentos, Químicos Industriais, Bacharéis e Tecnólogos. Há também técnicos de nível médio que atuam em empresas cuja produção está baseada na biotecnologia, como usinas de etanol, açúcar, medicamentos e biogás. No vídeo abaixo, Farinassi falou sobre as razões que motivaram a montagem desse minicurso, relacionou as várias áreas em que a biotecnologia pode ser aplicada e comentou a ênfase reduzida que o assunto - amplamente estudado no mundo todo - tem recebido nos cursos de formação profissional na área química no Brasil.


O treinamento começou com os participantes se apresentando e falando de suas expectativas em relação ao curso. A seguir, eles se reuniram em grupos para definir as expectativas de cada equipe. Essas atividades, segundo explicou o Farinassi, serviram para que ele, ao longo do dia, procurasse direcionar o treinamento para o atendimento dessas demandas. Foram feitas mais três dinâmicas, nas quais os participantes tiveram a oportunidade de identificar e solucionar problemas relacionados à produção biotecnológica.

"A biotecnologia é uma área que sempre me chamou a atenção e foi uma das razões que me levaram a participar desse curso", disse o Engenheiro Químico Luiz Carlos Crepaldi, de 54 anos, morador em Pirassununga. Gerente de produção da indústria Vipi, onde cuida da fabricação de resinas, isolantes e outros produtos químicos usados pelo setor odontológico, ele contou que já trabalhou com processos biotecnológicos na indústria petroquímica e que viu no treinamento organizado pelo CRQ-IV uma oportunidade para se inteirar das atualizações que possam ter aparecido e, caso sejam oportunidades, estar mais preparado profissionalmente para retornar ao setor. Participando pela primeira vez de um minicurso, Crepaldi salientou que encontros técnicos como esses também são importantes para que os profissionais ampliem a rede de contatos.

"O minicurso foi excelente porque apresentou uma visão do operacional", avaliou o Tecnólogo em Controle Ambiental, Leonardo Rey Oliveira Lopes, de 38 anos. Segundo ele, as explicações sobre aplicações práticas da tecnologia foi o diferencial que mais chamou sua atenção: em outros eventos que participou, comparou, foi dada ênfase à visão acadêmica e que nem sempre pode ser incorporada ao dia a dia. Foi a primeira participação de Lopes em um minicurso, mas já compareceu a outros eventos realizados na sede do Conselho, os quais também considerou excelentes."Não participei de outros minicursos em função das distâncias, mas como Ribeirão Preto está relativamente próxima de minha cidade (Limeira) consegui me inscrever", completou o profissional, que trabalha como supervisor operacional numa unidade da CPFL Energia.

Após a apresentação do conteúdo, foram formados grupos que apresentaram pequenos projetos baseados no uso da biotecnologia na criação e fabricação de novos produtos. A proposta foi que os participantes descrevessem os processos produtivos. As fotos abaixo registram as apresentações:

Clique aqui para acessar a página do CRQ-IV no Facebook e ver mais fotos do evento.

Pesquisa - Veja os resultados do levantamento que apurou o grau de satisfação dos participantes com o minicurso.

1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?

Sim

Não

10

21

2) Por que se inscreveu para este minicurso?


Opções

Total

Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.

14

Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.

00

Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.

16

Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.

01

Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.

00

3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?

Sim

Não

30

01


4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 4, sendo 1 a nota mais baixa e 4 a mais alta.


A) Instrutor

Item/Conceito

1

2

3

4

Conhecimento sobre o assunto

00

00

03

28

Didática e clareza

00

00

07

24

Empenho na resolução de dúvidas

00

00

05

26


B) Estrutura física, instalações e serviços

Item/Conceito

1

2

3

4

Qualidade da sala de aula

00

01

05

25

Limpeza dos sanitários

01

00

07

22

Qualidade dos serviços de alimentação

00

00

06

25

Campanha - Adriana Campos Jarenciuc, gerente administrativa do Sinquisp, esteve em Ribeirão Preto para pedir aos profissionais adesão ao abaixo-assinado que busca a derrubada do veto ao Projeto de Lei que tornou privativo dos profissionais da química o tratamento de água de piscinas de uso coletivo. Ela também falou da iniciativa do sindicato em co-patrocinar os minicursos deste ano, o que demonstra a preocupação da entidade com o aperfeiçoamento técnico da categoria, e ressaltou a importância de os químicos se sindicalizarem para fortalecer as ações do Sinquisp com vistas a melhores condições de trabalho e salários.

De 25/07 a 02/08 estarão abertas as inscrições para o minicurso "Polímeros termoplásticos, termofixos e elastômeros: características e ensaios de laboratório". O treinamento ocorrerá na sede do CRQ-IV, em São Paulo, nos dias 09 e 10 de agosto. Clique aqui para saber como participar gratuitamente.


O programa Minicursos CRQ-IV tem o apoio de



Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região