O processo físico-químico no tratamento de efluentes
Ribeirão Preto - 28/09/2013 - Vinte e sete profissionais participaram neste sábado do minicurso que discutiu a utilização do processo físico-químico no tratamento de efluentes. Ampliar a capacitação dos participantes com a discussão desse método de tratamento, aspectos legais, apresentação de equipamentos e análises e a discussão de estudos de caso foram os objetivos do treinamento. Necessidade e viabilidade de um sistema de tratamento, análise de funcionalidade, caracterização quali-quantitativa dos efluentes líquidos, definição dos parâmetros analíticos e manobras operacionais aplicáveis foram alguns dos tópicos apresentados pelo instrutor do curso, o Químico Industrial Karlos André de Amaral Melo, que tem mais de dez anos de experiência na área. O curso ocorreu no Sleep Inn Hotel.
Segundo Melo, o tratamento dos efluentes industriais é parte importante do processo produtivo. Se até a metade do século passado as empresas despejavam seus efluentes de qualquer forma e sem nenhum controle, atualmente, até por conta da legislação criada e da atuação de órgãos públicos como a Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), o cuidado com essa etapa da produção é muito maior. O principal parâmetro a ser seguido hoje em dia, no estado de São Paulo, é o Decreto 8.468/76 e suas atualizações.
Conforme salientou o instrutor, as empresas que não tratarem adequadamente seus efluentes podem ter sua licença de operação não renovada. A lei em vigor as obriga a apresentar um projeto de estação de tratamento, explicar qual é o processo adotado e garantir que o lançamento dos efluentes será feito somente se atender às características definidas no citado decreto. Falhas nesse procedimento também sujeitarão o responsável legal e o responsável técnico da empresa - que geralmente é um Profissional da Química - a lei federal de crimes ambientais, que prevê penas que vão de multas, encerramento das operações da empresa até a prisão de seus responsáveis.
Uma das atividades realizadas ainda pela manhã foi a demonstração de um equipamento chamado multiparâmetro, que é utilizado para medir e gravar, entre outros, dados como pH, oxirredução, oxigênio dissolvido, condutividade e temperatura. Além de receber instruções sobre o funcionamento do aparelho, os profissionais puderam manuseá-lo numa simulação feita em sala de aula. No vídeo abaixo, Melo dá explicações sobre o funcionamento do aparelho.
O evento foi patrocinado pela Caixa Econômica Federal e pelo Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp). O Bacharel Carlos Greff, diretor do sindicato, fez uma breve apresentação das atividades da entidade, ressaltando a importância de os profissionais se associarem. Com mais recursos advindos das mensalidades, o sindicato poderá, por exemplo, continuar apoiando financeiramente atividades voltadas ao aprimoramento profissional, explicou Greff. Além dessa questão, ele também informou que o sindicato oferece diversas vantagens aos associados, como convênios com operadoras de planos de saúde, agências de viagens e instituições de ensino para cursos de graduação e pós-graduação. Por fim, o dirigente pediu adesão ao abaixo-assinado que busca derrubar, na Assembleia Legislativa, o veto ao Projeto de Lei que tornou privativo dos profissionais da química o tratamento da água de piscinas de uso coletivo.
Clique aqui para acessar a página do CRQ-IV no Facebook e ver mais fotos do evento.
Pesquisa - Confira os resultados da pesquisa respondida pelos participantes no final do treinamento:
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
08
19
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
14
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
01
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
10
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
02
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
00
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
27
00
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 4, sendo 1 a nota mais baixa e 4 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
Conhecimento sobre o assunto
01
02
09
15
Didática e clareza
00
07
10
10
Empenho na resolução de dúvidas
01
04
08
14
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
Qualidade da sala de aula
00
01
04
22
Limpeza dos sanitários
00
01
05
21
Qualidade dos serviços de alimentação
00
01
05
21
Estarão abertas de 07 a 11/10 as inscrições para o minicurso "Gestão estratégica de produção com ênfase em lean manufacturing", programado para o dia 19/10, em Campinas. Clique aqui para saber como participar gratuitamente.