São José do Rio Preto - 08/06/2013 - Com o apoio da Caixa Econômica Federal e do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), o Conselho promoveu neste sábado, das 8h30 às 16h30, o segundo evento da edição 2013 dos Minicursos CRQ-IV, que abordou o tema "Gestão de Resíduos Industriais e de Laboratório". Dos 30 profissionais inscritos, 28 compareceram. Os faltantes terão até uma semana para justificar a ausência. Caso não cumprirem o prazo, terão de pagar a taxa de R$ 250,00 prevista no regulamento do programa, que é gratuito e aberto a profissionais e estudantes em situação regular no Conselho.
A abertura do encontro foi realizada por Adriana Campos Jarenciuc, gerente administrativa do Sinquisp. Após uma breve apresentação sobre as atividades do sindicato, convidou os profissionais a se filiarem à entidade e solicitou a adesão de todos ao abaixo-assinado que pede a derrubada do veto ao Projeto de Leique tornou privativo dos profissionais da química o tratamento de água de piscinas de uso coletivo. Ela também ressaltou a importância de o Sinquisp co-patrocinar os minicursos deste ano, demonstrando que a capacitação dos profissionais, visando o aumento das oportunidades de emprego, é uma das principais preocupações da entidade.
O instrutor do minicurso deste sábado foi o Químico IndustrialSérgio Antonio Gonçalves, especialista em Análise de Risco, Emergências Químicas, Segurança Industrial e Gestão de Crises, que falou sobre a gestão de resíduos gerados por laboratórios e indústrias, com ênfase em dois setores representativos da economia na região de São José do Rio Preto: o sucroalcooleiro e o de alimentos. Entre os tópicos do treinamento estiveram os destinos e as tecnologias que estão sendo desenvolvidas e que já estão sendo aplicadas no reaproveitamento dos resíduos, como geração de energia, etanol de 2ª geração e fibras alimentares solúveis. Um resumo geral do conteúdo é fornecido pelo palestrante no vídeo abaixo.
Para a Bacharel em Química Ambiental Giovana Gavioli Graciano, 28 anos, o palestrante conseguiu transmitir um amplo conteúdo dando atenção especial aos principais conceitos envolvidos. "A interação do instrutor com os participantes foi fundamental para o entendimento, pois várias dúvidas puderam ser esclarecidas", relata. Ela ainda enfatizou a importância da realização de minicursos em cidades do interior. "O Conselho demonstra se importar com a capacitação dos profissionais. Todos se sentem valorizados e satisfeitos por ter acesso a conhecimentos essenciais", diz.
O fato de São José do Rio Preto ter recebido um minicurso atraiu a atenção de uma profissional que reside na cidade, a Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas Juliana Kelly Praconi, 29 anos. "É muito bom quando os profissionais do interior também podem participar, pois assim é possível se manter atualizado. No caso deste minicurso, várias normas foram apresentadas e isso é fundamental para o cotidiano de quem trabalha com legislação", explica ela, que trabalha na área de Qualidade e Produtividade em uma usina de açúcar e álcool da região de São José do Rio Preto.
Clique aqui para acessar a página do CRQ-IV no Facebook e ver mais fotos do evento.
Pesquisa - O levantamento (*) feito pelo Conselho no final do treinamento indicou que a maioria dos participantes já havia feito outros minicursos. Veja abaixo os demais resultados:
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
10
18
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
18
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
00
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
08
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
01
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
01
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
28
00
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 4, sendo 1 a nota mais baixa e 4 a mais alta.