São José dos Campos - 15/06/2013 - A principal cidade do Vale do Paraíba recebeu neste sábado o programa Minicursos CRQ-IV. Patrocinado pela Caixa Econômica Federal e pelo Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp), o evento objetivou fornecer uma visão geral dos requisitos da Norma NBR ISO 14001:2004, base para implementação de um Sistema de Gestão Ambiental. O curso foi realizado no Hotel Faro, das 8h30 às 16h30. Além da discussão da parte teórica do assunto, os participantes fizeram estudo de caso e exercícios práticos. O encontro teve a participação dos 31 inscritos, a maioria deles residentes em São José dos Campos, mas registrou também a participação de profissionais vindos de Santo André, São Paulo, Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Jacareí.
O Engenheiro Químico Carlos Roberto Bernardo foi o instrutor do treinamento. Economista e pós-graduado em Gestão Ambiental, ele disse na abertura do curso que a adoção da norma ISO 14001 traz uma série de benefícios para a empresa e também para a sociedade no que diz respeito ao meio ambiente. Destacou, entretanto, que a sua implementação é mais complexa que a de outras normas, sendo possível apenas se houver um comprometimento dos vários níveis da empresa, desde a alta direção até os funcionários menos graduados.
Bernardo explicou que a ISO se preocupa em proteger o meio ambiente e a saúde humana por meio da melhoria dos processos produtivos de uma forma geral, citando como exemplo o descarte de resíduos. Para o palestrante, a norma é uma ferramenta a fim de que as empresas possam não só enfrentar as pressões exercidas pela mídia e pela sociedade pela redução dos impactos ambientais, como também para que elas tenham um diferencial competitivo no mercado. No vídeo abaixo, o engenheiro dá mais detalhes sobre a norma.
Assim como ocorreu nos dois primeiros minicursos deste ano, antes da abertura dos trabalhos, um representante do Sinquisp falou sobre a campanha de sindicalização que está em andamento. O Bacharel em Química Carlos Greff, diretor da entidade, relacionou alguns benefícios oferecidos atualmente aos sindicalizados e ressaltou a necessidade de a categoria fortalecer o sindicato para que este possa lutar por melhores condições de trabalho. Greff também pediu dos presentes adesão ao abaixo-assinado que defende a derrubada, pela Assembleia Legislativa, do veto ao projeto de lei que obriga os estabelecimentos que possuem piscinas de uso coletivo a contratarem profissionais da química para fazerem o tratamento da água dessas áreas de lazer. Clique aqui para obter mais detalhes sobre este assunto.
Funcionária da Unitécnica Gerenciamento e Projetos, de São Bernardo do Campo, a Bacharel e Licenciada em Química Patricia Penha de Sousa, de 25 anos, disse que se inscreveu no minicurso para ampliar suas qualificações. Ela trabalha na área de engenharia da empresa e pretende ocupar uma vaga no setor de qualidade, onde já atuou. A profissional avalia que a ISO 14001, em boa parte, tem bastante similaridade com a ISO 9000, a qual já conhece bem. "Mas muitas informações são novidades para mim", observou. Patrícia participa pela segunda vez de um minicurso. A primeira foi em 2010, num treinamento sobre as ferramentas da qualidade. "Adorei aquele curso porque tinha a ver com a área em que eu trabalhava", afirmou.
O Técnico em Monitoramento Ambiental e estudante de Engenharia Ambiental Luciano Ricardo da Silveira, de 36 anos, mora em Pindamonhangaba. Funcionário da GE Water & Process Technologies, ele faz o monitoramento da água das torres de resfriamento da Refinaria Henrique Lage, da Petrobras, em São José dos Campos. "O minicurso me interessou porque tem a ver com uma área em que tenho muito interesse, principalmente porque pretendo trabalhar com auditorias", explicou. Silveira fez questão de salientar que procurava há muito tempo um curso sobre a ISO 14001 e verificou que um treinamento como o proporcionado pelo CRQ-IV não sai por menos de R$ 800,00. "Se colocarmos nessa conta as despesas com locomoção e alimentação, o valor seria bem maior", contabilizou.
Clique aqui para ver, na página do CRQ-IV no Facebook, fotos do evento.
Pesquisa - O levantamento (*) feito pelo Conselho indicou que a maioria dos participantes conferiu nota máxima ao evento. Veja os resultados:
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
15
15
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
19
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
01
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
06
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
02
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
02
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
30
00
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 4, sendo 1 a nota mais baixa e 4 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
Conhecimento sobre o assunto
00
00
02
28
Didática e clareza
00
01
03
26
Empenho na resolução de dúvidas
00
00
03
27
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
Qualidade da sala de aula
00
00
02
28
Limpeza dos sanitários
00
00
01
29
Qualidade dos serviços de alimentação
00
00
00
30
(*) Um participante não respondeu a pesquisa porque deixou o curso antes de seu término.