Sorocaba - 16/08/2013 - Geração, classificação, coleta, transporte, armazenamento e destinação final dos resíduos sólidos industriais, comerciais e domiciliares foram os principais tópicos do minicurso que o CRQ-IV promoveu neste sábado na cidade de Sorocaba. Novamente com o apoio da Caixa Econômica Federal e do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp), o evento ocorreu das 8h30 às 17h30, no Hotel Dan Inn, e teve a presença dos 30 profissionais inscritos. O treinamento foi conduzido pelo Tecnólogo em Gestão Ambiental Luiz Alfredo Favaretto, que procurou dar ênfase à educação ambiental. Ele também abordou questões comerciais. No vídeo abaixo, Favaretto dá detalhes sobre o minicurso.
O instrutor iniciou o treinamento apresentando slides que mostravam que as mais diversas criações do Homem foram inspiradas na Natureza. Ao final, questionou se os participantes também se lembravam do meio ambiente em suas atividades cotidianas, como optar pela compra de produtos cujas embalagens podem ser recicladas ou a forma com que descartam o lixo. Segundo ele, a maioria das empresas também não tinha uma preocupação significativa com essa questão, mas a introdução da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010, tem sido importante para mudar esse cenário. "Ela deu um norte legal para a destinação dos resíduos", pois até então eram poucas as empresas que se dispunham a fazer investimentos mais significativos para descartar corretamente seus resíduos e, mais importante ainda, reduzir sua emissão.
Além de profissionais de Sorocaba, participaram do minicurso Químicos de cidades como São Paulo, Guarulhos, Diadema, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Campinas, entre outras.
A Licenciada em Química Valeska Soares Aguiar, de 26 anos, é professora na Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Em 2012, a instituição passou a oferecer o curso de Engenharia Química, o que levou a criação de mais laboratórios, de mais experimentos e, por consequência, de mais geração de resíduos. "Como eu sou correpsonsável pelos laboratórios, achei que seria uma boa ideia fazer esse minicurso, porque me daria informações para monitorar esses laboratórios", explicou. Ela classificou como excelente o conteúdo apresentado. "Eu sou Química e nunca havia ouvido falar em classes de resíduos na graduação", exemplificou. Portadora de um título de mestrado, Valeska cursa atualmente doutorado em ensino de ciências e matemática na Unicamp, mesma universidade onde se graduou.
Já o Técnico Químico Camilo Vieira Gomes, de 32 anos, funcionário da unidade de Ribeirão Preto da White Solder, empresa que atua no ramo de soldas e ligas, disse que se inscreveu para o minicurso porque pensou que o treinamento teria um enfoque mais técnico e não voltado principalmente para a educação ambiental. "Mas está valendo a pena participar, porque agrega conhecimento". Camilo é presença frequente nos minicursos, tendo participado de três em 2012 e de um no ano anterior. Para estar em Sorocaba neste sábado, ele saiu de sua cidade, distante 304 quilômetros, às 4h.
Este foi o 11º minicurso realizado neste ano pelo CRQ-IV. Assim como ocorreu nas outras oportunidades, a apostila entregue os participantes inclui material produzido pelo Sinquisp. Entre os informes constava um documento no qual o sindicato estimula a categoria a aderir ao abaixo-assinado que pede aos deputados estaduais a derrubada do veto feito pelo então governador José Serra ao Projeto de Lei, que tornou privativo dos profissionais da química o tratamento de água de piscinas de uso coletivo. Outro folheto mostrava uma relação de benefícios que a entidade oferece aos associados, como descontos em colônia de férias, cursos superiores, além de assistência jurídica. Acesse www.sinquisp.org.br para obter mais detalhes.
Clique aqui para acessar a página do CRQ-IV no Facebook e ver mais fotos do evento.
Pesquisa- Veja os resultados do levantamento que apurou o grau de satisfação dos participantes com o minicurso (*).
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
17
11
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
17
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
02
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
08
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
00
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
01
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
27
01
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 4, sendo 1 a nota mais baixa e 4 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
Conhecimento sobre o assunto
01
00
13
14
Didática e clareza
01
02
11
14
Empenho na resolução de dúvidas
00
03
07
18
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
Qualidade da sala de aula
00
00
01
27
Limpeza dos sanitários
00
01
04
23
Qualidade dos serviços de alimentação
00
00
02
26
(*) Dois participantes não responderam a pesquisa.
Já com inscrições encerradas, o CRQ-IV promoverá dia 24/08, em Santos, o minicurso "Desafios e oportunidades para os Químicos no pré-sal".
Acesse periodicamente a grade de eventos para se programar para os próximos minicursos.