Morre o conselheiro federal Roberto Hissa
Faleceu na última sexta-feira, dia 01 de fevereiro, o Químico Industrial Roberto Hissa, que há mais de 30 anos era um dos representantes de São Paulo no Conselho Federal de Química (CFQ). A missa de 7º Dia será realizada amanhã, dia 08/02, na Igreja São Pedro e São Paulo, localizada na rua Engenheiro Oscar Americano, bairro Cidade Jardim, junto ao Parque Alfredo Volpi, na capital paulista. Ele completaria 92 anos de idade em abril.
Formado pela Escola Nacional de Química na cidade do Rio de Janeiro, Hissa pertenceu ao quadro de Diretoria Executiva da Texaco no Brasil. Na petroleira, destacou-se pela relevante atuação em pesquisas científicas na área.
Hissa foi autor de livros na área da química, pesquisador, administrador e químico industrial, tendo contribuído significativamente para o desenvolvimento da ciência no Brasil.
Especialista no campo da Reologia e Lubrificantes, foi o precursor no trabalho científico “Vegetable Greases”, na cidade de Atlanta, Estados Unidos, em 1981, substituindo óleo mineral pelo óleo vegetal. Essa pesquisa pioneira se encontra publicada em diversos trabalhos científicos de grande relevância para o setor.
Antes de se eleito para uma cadeira do CFQ, Roberto Hissa atuou como conselheiro suplente do CRQ-IV no período de 1966 a 1972.
Publicado em 07/02/2019
Voltar para a relação de notícias