Começam as palestras do AIQ nas escolas
Duas turmas do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Alberto Levy, do bairro de Indianópolis, em São Paulo, foram as primeiras a receber as palestras promovidas pelo CRQ-IV para divulgar o Ano Internacional da Química (AIQ). Nesta sexta feira, cerca de 40 alunos do 2º ano B ouviram o professor da USP Guilherme Marson falar sobre a importância da química no dia a dia das pessoas. A seguir, foi a vez de 40 estudantes do 2º ano I. As palestras foram promovidas no laboratório de química da escola e contaram com a presença de Daniel Macruz, Coordenador Pedagógico de Ciências da Diretoria de Ensino Centro-Oeste da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, além de Wagner Lopes, gerente de Fiscalização do CRQ-IV.
Com o tema
Química para um mundo melhor, as palestras foram abertas com a apresentação de um vídeo de cinco minutos sobre o Ano Internacional da Química e prosseguiram com a apresentação de slides e exemplos práticos da importância da química na alimentação, no tratamento da água, na fabricação de produtos de consumo, como roupas, automóveis, eletrônicos, cosméticos e medicamentos. O professor Marson também enfatizou a importância desta ciência e deu exemplos práticos de como a química é fundamental para o desenvolvimento de produtos como alimentos, medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos etc.
As palestras foram solicitadas ao CRQ-IV pela professora de química da escola, Acenção Aguiar, que já agendou novas apresentações para o mês de agosto, para os 1.700 alunos dos três turnos da escola, que oferece apenas o ensino médio. A professora considerou importantes os temas tratados e sua abordagem, afirmando que o professor Marson conseguiu dar uma visão abrangente da importância da química e despertar o interesse dos alunos.
O aluno Raul Cerqueira dos Santos, de 16 anos, do 2º B, disse que foi surpreendido com a palestra e passou a ver a química com outros olhos a partir do que foi apresentado. Disse que poderia até mesmo considerar a possibilidade de estudar química quando terminar o ensino médio.
Daniel Macruz, da Diretoria de Ensino Centro –Oeste, gostou muito do conteúdo da palestra de hoje. Ele explicou que sua função na Diretoria é a de multiplicar as ações de divulgação junto às 75 escolas estaduais sob sua jurisdição. Macruz contou que todos os professores de ciências do Estado receberam e-mails disparados pela Diretoria de Ensino do Centro-Oeste e a partir daí muitos manifestaram interesse em promover palestras em suas escolas.
As palestras do CRQ-IV em escolas do estado de São Paulo são gratuitas vão prosseguir até novembro. As escolas interessadas em recebê-las devem
clicar aqui para preencher o formulário. As apresentações também são voltadas para alunos do ensino fundamental.
Clique aqui para ler o que já foi publicado sobre o AIQ.