Parolin é eleito presidente do Conselho Diretor da Abiquim
Oxiteno
|
|
|
Manutenção do Reiq é um dos desafios, diz Parolin |
O presidente da Oxiteno, João Parolin, é o novo presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim. O executivo foi eleito na Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada no dia 22 de abril, e substitui o diretor-presidente da Elekeiroz, Marcos De Marchi, que exercia a presidência do Conselho da Associação desde junho de 2016.
A AGO é o órgão máximo deliberativo da entidade, responsável por apreciar as demonstrações contábeis e financeiras da associação. Sua realização é anual e a cada dois anos é promovida a eleição do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal. A AGO também elegeu os sete vice-presidentes da entidade.
Segundo Parolin, seus desafios imediatos são a manutenção do Regime Especial da Indústria Química (Reiq), o aumento da competitividade do setor e abertura comercial gradual, negociada e que ocorra de forma concomitante com a redução do Custo Brasil, temas que estiveram presentes em todos os trabalhos nas comissões da Abiquim que já tiveram a colaboração do executivo.
João Parolin é engenheiro químico, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em administração de empresas pela FGV, com MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da USP. Como complemento à sua formação participou do Skills, Tools and Competences da Fundação Dom Cabral/JL Kellogg e do Programa de Gerenciamento Avançado da Wharton School, além do curso de formação de conselheiros do IBGC. O executivo ingressou na Oxiteno em 1986 e atuou como gerente de marketing, gerente de vendas e diretor comercial até assumir a presidência da empresa em 2007.
Até ser eleito presidente, coordenou a Comissão Temática de Comércio Exterior da Abiquim desde julho de 2009, além de ter integrado a Comissão Temática de Economia e Competitividade, entre 2007 e 2018, na qual foi vice-coordenador entre 2008 e 2018.
Apoio - Por meio de ofício enviado nesta segunda-feira, o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, cumprimentou Parolin pela eleição e disse que a entidade está desde já disposta a apoiar a Abiquim nos assuntos que envolvam o fortalecimento do setor químico e, claro, a manutenção dos empregos, que correrão sérios riscos se o Congresso Nacional aprovar a Medida Provisória que prevê o fim do Reiq. Clique aqui para ler a íntegra do ofício enviado por Vietler
Publicado em 23/04/2021
Atualizado em 27/04/2021
Voltar para a relação de notícias