Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Brasileiras recebem prêmio em defesa da diversidade na pesquisa científica

 

 

Uma das mais importantes organizações científicas do mundo premiou três brasileiras como forma de promover a diversidade na pesquisa e no campo da Química. As vencedoras do Prêmio Mulheres Brasileiras em Química e Ciências Relacionadas foram anunciadas dia 8 deste mês pela Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês), em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), e o prêmio será entregue em evento on-line programado para amanhã (15/10), no simpósio sobre o combate à desigualdade na Ciência, durante a 43ª Reunião Anual da SBQ. Os interessados poderão assistir à premiação se inscrevendo na plataforma de eventos eventbrite.

 

As ganhadoras são as professoras Ana Flávia Nogueira, na Unicamp (SP), e Paola de Azevedo Mello, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), além da Engenheira Química Sonia Maria Cabral de Menezes, pesquisadora e consultora sênior da Petrobras.

 

Os prêmios têm o objetivo de promover a igualdade de gênero em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática no Brasil e para avançar na compreensão do impacto da diversidade na pesquisa científica e no campo da Química. Os vencedores serão homenageados no dia 15 de outubro durante o simpósio sobre o combate à desigualdade na Ciência, que fará parte do 43º Encontro Anual da SBQ.

 

“Por meio de nossa colaboração com a Sociedade Brasileira de Química e outras organizações de apoio, pudemos identificar três mulheres notáveis que estão trabalhando para o avanço das ciências químicas no Brasil”, afirma Bibiana Campos Seijo, editora-chefe do periódico de notícias semanais da ACS Chemical & Engineering News (C&EN) e vice-presidente do C&EN Media Group. “Vamos comemorar o talento dessas pesquisadoras e suas contribuições em um evento que reunirá grandes cientistas para desenvolver ações para criar um ambiente mais diverso e inclusivo para todos”, diz a editora.

 

Este é o terceiro ano que o prêmio é oferecido. Pela conquista, as vencedoras receberão o equivalente a US$ 2 mil (cerca de R$ 11 mil), cada uma, além de assinatura do CAS SciFinder e associação ACS por três anos, mais o certificado da premiação.

Ana Flávia Nogueira é professora associada de Química da Unicamp, recebeu o prêmio de liderança na academia, pela sua contribuição no impacto global e social na pesquisa. Seu trabalho de destaque foi na pesquisa e desenvolvimento de novos, mais baratos e eficientes nanomateriais e processos para conversão de energia solar em elétrica.

 

Paola de Azevedo Mello é professora associada de Química da Universidade Federal de Santa Maria (RS), ganhou o prêmio de líder emergente, que reconhece as realizações de um jovem cientista químico. Seu trabalho de pesquisa tem como principal objetivo o estudo da Química Analítica envolvendo a utilização de ultrassom e micro-ondas em processos industriais.

 

Sonia Maria Cabral de Menezes é Engenheira Química da Petrobras na área de petróleo e conquistou o prêmio de liderança na indústria. Esta premiação reconhece o Químico Industrial cujas pesquisas e inovações criativas levaram a descobertas que contribuíram para o sucesso comercial e o bem da comunidade e da sociedade. Seu trabalho envolve áreas de refino, biotecnologia e meio ambiente, com destaque em espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES).

 

Sobre a ACS - A American Chemical Society (ACS) é uma organização sem fins lucrativos, licenciada pelo Congresso dos EUA. A missão da ACS é promover o empreendimento químico mais amplo e seus profissionais para o benefício do planeta e de sua população. A Sociedade é líder global no fornecimento de acesso a informações e pesquisas relacionadas à Química por meio de várias soluções de pesquisa, periódicos revisados por parceiros, conferências científicas, e-books e periódicos semanais de notícias sobre Química e Engenharia. Os periódicos da ACS estão entre os mais citados, mais confiáveis e mais lidos na literatura científica. Entretanto, a própria ACS não realiza pesquisas químicas. Como especialista em soluções de informação científica (incluindo SciFinder® e STN®), sua divisão CAS capacita pesquisa, descoberta e inovação global. Os escritórios principais da ACS estão em Washington, D.C. e Columbus, Ohio.

Com informações da ACS

Publicado em 14/10/2020


Voltar para a relação de matérias

 

 



 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região