Etec de São Manuel produz álcool gel para entidades filantrópicas
Divulgação |
|
Alunos do curso Técnico em Química da Etec produziram 100 kg de álcool em gel 70º |
Estudantes do curso Técnico em Química da Escola Técnica Estadual (Etec) Dona Sebastiana de Barros, de São Manuel, produziram 100 kg de álcool em gel 70º para serem distribuídos a entidades assistenciais do município, visando auxiliar no combate à pandemia de Covid-19.
O professor Daner Aparecido de Farias, coordenador do curso, relata que o diretor da Etec, Valter Fontes Cardoso, atendeu a uma solicitação do presidente do abrigo para idosos "Pousada da Colina", João Grava Junior, que forneceu parte do álcool líquido necessário para viabilizar a produção na escola.
Os alunos participantes, do segundo e do quarto módulo do curso, atualmente estão em período de recesso de aulas. Todos foram convidados via WhatsApp e prontamente aceitaram participar em caráter voluntário. De acordo com o professor, alguns dos estudantes já atuam na área química, em segmentos como biocombustíveis, produção de peças em fibra de vidro, transformação de madeira, indústria de tintas e outros fazem estágio no laboratório de análises mantidos pela Faculdade de Agronomia da Unesp de Botucatu.
Divulgação |
|
Embalagens e rótulos foram doados por empresas da área de saneantes pertencentes a ex-alunos da Etec |
O processo produtivo durou cerca de três horas e foi realizado no dia 2 de abril. Já no dia seguinte, as embalagens com o álcool em gel foram entregues. Além da Pousada da Colina, que abriga cerca de 50 idosos, também recebeu o produto um grupo de voluntários de São Manuel que auxilia portadores de câncer e suas famílias, fornecendo alimentos e produtos de higiene.
"Foi uma parceria que envolveu empresas, a escola e as instituições filantrópicas. As empresas, que atuam na área de saneantes e pertencem a ex-alunos da Etec, forneceram as embalagens e os rótulos, enquanto a escola disponibilizou as instalações, arcou com os reagentes e parte do álcool líquido, e as instituições conseguiram, através de doações, o restante do álcool utilizado", explica o docente. Ele avalia que o suprimento destinado à Pousada da Colina deverá atender à demanda da entidade por aproximadamente 60 dias.
A iniciativa poderá beneficiar outras instituições da cidade e de outros municípios da microrregião, a exemplo de Areiópolis e Pratânia. "O secretário de Saúde de Areiópolis, que é ex-aluno da Etec, já entrou em contato conosco", informa o professor da Etec.