Guarulhos terá conciliações de 20 a 22 de maio
Profissionais e empresas da cidade de Guarulhos que possuem dívidas com o CRQ-IV terão a oportunidade de equacioná-las em condições especiais de 20 a 22 deste mês. Naquele período, o Conselho participará de audiências de conciliações promovidas na cidade pela Justiça Federal. Serão tratados 115 casos, todos em fase de execução, razão pela qual somente deverão comparecer profissionais e representantes de empresas que receberem uma intimação da Justiça.
As audiências ocorrerão na Central de Conciliação de Guarulhos, localizada na Avenida Salgado Filho, 2.050 - Térreo – Jardim Santa Mena, das 13h às 17h20. A data e o horário reservados para cada caso estarão indicados na intimação. Todo o processo será supervisionado por juízes e conciliadores da própria Justiça Federal, assegurando rapidez, transparência e segurança aos devedores, que não necessitarão estar acompanhados de advogado.
O CRQ-IV foi um dos primeiros conselhos profissionais a aderir ao sistema de resolução de processos proporcionado por este tipo de audiência, iniciado no segundo semestre de 2012. Organizadas pelas Centrais de Conciliação (CECONs), as audiências ocorrem na Capital e Interior e objetivam criar um ambiente propício ao rápido entendimento entre as partes para que os processos não tramitem por anos e anos, o que só contribui para elevar as dívidas. A ideia é oferecer aos devedores condições que estejam dentro de seus orçamentos para liquidação do débito, evitando assim que tenham bens penhorados. Ao fazerem acordos, além de resolverem pendências administrativas, os devedores dão um passo importante para restabelecer seu crédito na praça.
Em 2012, quase 80% dos processos tratados pelo CRQ-IV nas audiências de conciliação resultaram em acordos, informou a advogada Catia Sashida, gerente do Departamento Jurídico da entidade. Em setembro do ano passado, o Conselho firmou um termo de cooperação com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-SP) a fim de participar de semanas de conciliação.
Devido ao resultado alcançado até o momento, o CRQ-IV decidiu prosseguir com esse tipo de atendimento, tendo já participado, este ano, de audiências em Bauru (14/03) e Sorocaba (03/04). Já estão previstas audiências paras as cidades de Araçatuba (26/06) e Campinas (30/10). Também nestes casos, os devedores serão intimados pelo Judiciário a comparecer.
“As estatísticas são animadoras, mesmo nas comarcas do interior. Essa alternativa se constitui em um avanço significativo para todos os envolvidos, incluindo Judiciário, Conselho e devedores, o que representa uma economia de tempo e de recursos”, avalia Sashida.
Contato - Os profissionais ou empresas com processos em andamento e que tenham interesse em conciliar, mas não foram intimados até agora, bem como os que foram intimados e não compareceram às audiências já realizadas podem entrar em contato a qualquer momento com o Departamento Jurídico do Conselho pelo e-mail juridico@crq4.org.br ou telefone (11) 3061-6038. O caminho para quem ainda não está com a dívida executada judicialmente e tem interesse em solucioná-la a fim de evitar gastos maiores é falar diretamente com a área financeira do Conselho, pelo e-mail tesouraria@crq4.org.br ou telefone (11) 3061-6067.