CFQ participa de evento sobre saneamento na Câmara
Pablo Valadares/ Câmara do Deputados
|
|
O deputado Alexis Fonteyne ouve a apresentação do presidente do CFQ, José de Ribamar de Oliveira Filho
|
O presidente do Conselho Federal de Química (CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, participou ontem, (1/12) da audiência pública promovida pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados para comemorar os dois anos da sanção do Novo Marco Legal do Saneamento e a importância da Química no tratamento de água e esgoto.
Organizador do evento, o deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), lembrou que, no curto período de vigência, a legislação possibilitou a realização de nove leilões de concessão de serviços, garantindo cerca de R$ 72,2 bilhões em investimentos no setor.
Conforme destacou o parlamentar, a Química pode contribuir com o desenvolvimento de novos produtos para o tratamento de água e esgoto que sejam provenientes de fontes renováveis e que diminuam a perda de materiais, melhoria dos processos de reuso de água, diminuição do consumo de energia e produção de resíduos.
Em sua participação, o presidente do CFQ salientou que o Marco Legal representa um alento "a uma de nossas chagas sociais: a incapacidade de suprir o acesso à água e saneamento”. Oliveira Filho explicou que o setor depende diretamente da atividade dos profissionais da química, citando o tratamento de água para o consumo humano, as várias etapas de tratamento do esgoto captado e o controle de qualidade em ambos os processos como exemplos. "Ou seja, não há como se ter saneamento básico de qualidade sem os Profissionais da Química", ressaltou o presidente da entidade.
Clique aqui para ler a íntegra do discurso de Oliveira Filho.
Com informações do CFQ e
da Agência Câmara de Notícias
Publicado em 02/12/2022
Voltar para a relação de notícias