Sustentabilidade é tema do primeiro Concurso Nacional de Redação da SBQ
Estão abertas as inscrições para o primeiro Concurso Nacional de Redação da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Com o tema “Contribuições da Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil”, o concurso é voltado para alunos e professores-orientadores da Educação Básica. O Conselho Federal de Química (CFQ) é um dos patrocinadores do evento.
O ano de 2022 foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. Diante disso, a SBQ lançou o Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania, envolvendo diversos atores e ações com o intuito de promover reflexões sobre como a Química pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
“Desenvolvimento sustentável é algo necessário para preservar o futuro da vida em nosso planeta. Portanto, nada mais natural do que incitar os alunos da Educação Básica a refletir sobre essa questão e sobre o papel que a Química pode ter para que o desenvolvimento sustentável e soberano seja alcançado. Muitos desses alunos estarão à frente da sociedade brasileira nas próximas décadas e é fundamental que tenham consciência dessa temática tão importante”, afirma o presidente da SBQ, Romeu Cardozo Rocha Filho.
De acordo com o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, o concurso é mais uma oportunidade de fazer com que a sociedade veja a Química com a grandeza que ela tem. “É mais uma desmistificação da nossa grande Química, porque ela vem sendo associada a malefícios e coisas negativas, então temos que mostrar o quanto a Química é grande”. O presidente reforça ainda que “quando se fala em sustentabilidade, a Química desenvolve um papel fundamental em todo o mundo, pois ela está na base das mais diversas cadeias produtivas da economia”.
O concurso terá duas etapas: a regional e a nacional. O estudante e seu professor devem fazer a inscrição na plataforma do concurso. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 11 de março. A prova de redação exigirá dos candidatos a produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo sobre a temática do concurso. Os critérios de avaliação correspondem aos mesmos do ENEM.
A Premiação Regional agraciará quatro alunos e seus professores-orientadores, para cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Nesta etapa, os prêmios em dinheiro vão de R$ 250 a R$ 1.000, além do certificado de premiação.
Já a Nacional, consistirá na premiação de quatro alunos e seus professores-orientadores, isto é, 1° e 2° colocados de escolas das redes públicas de ensino e de escolas dos sistemas privados de ensino. Além de certificado de participação, dentre os prêmios está 1 projetor multimídia (datashow), 1 KIT SBQ (tabela periódica grande, caneca e camiseta) e a participação na 45a. Reunião Anual da SBQ de cada aluno-autor e cada professor-pesquisador premiado, incluindo o pagamento de passagem, estadia, voucher alimentação e inscrição para participação.
Além disso, as redações que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 serão publicadas nos Anais do concurso, com ISSN. As vinte redações que participarem da fase final do concurso (Etapa Nacional) serão publicadas em um livreto impresso e em e-book a ser editado pela Divisão de Ensino de Química da SBQ.
Publicado em 18/02/2022
Voltar para a relação de notícias