CFQ e Abipla formalizam parceria
Freepik
|
|
O Conselho Federal de Química (CFQ) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) assinaram esta semana um termo de parceria para ações conjuntas nos domínios de comunicação, educação e conscientização da sociedade.
O termo compreende uma parceria de dois anos, mas a expectativa é que as ações conjuntas prossigam para além desse período.
Estão listadas possíveis iniciativas para a elaboração de estudos, pesquisas, material de orientação e cursos para profissionais do setor de Limpeza e Saneantes, bem como para os consumidores; acompanhamento, apoio, realização de eventos e participação na representação do setor de limpeza e saneantes; ações junto à imprensa referentes aos perigos das misturas caseiras e produtos informais para limpeza de ambientes e superfícies; campanhas de mídia social educativas, com foco nos perigos das misturas caseiras e produtos informais para limpeza de ambientes e superfícies; realização de workshop para jornalistas, influenciadores e demais formadores de opinião; valorização do profissional da área da química como responsável técnico em toda a cadeia produtiva de produtos de limpeza e saneantes e ações junto ao sistema de vigilância sanitária (federal, estadual e municipal) para intensificação das ações de fiscalização e combate aos produtos clandestinos e irregulares.
Na prática, parcerias pontuais entre Abipla e CFQ vêm acontecendo há pelo menos três anos. A diferença agora é que a formalização permite o avanço das ações e um maior suporte institucional de parte a parte.
“Tivemos uma ação muito importante no princípio da pandemia, de combater entendimentos equivocados de algumas empresas e autoridades que pretendiam disseminar os túneis de desinfecção, aspergindo saneantes diretamente sobre a pele das pessoas. Foi uma parceria entre a Abipla e o CFQ que nos permitiu levar esse esclarecimento”, afirma o diretor-executivo da Abipla, Paulo Engler.
Ele lembrou ainda de ações de comunicação que levaram informação à população sobre os riscos das misturas caseiras de produtos de limpeza e destacou o papel do CFQ na parceria.
“Encontramos no CFQ nosso parceiro ideal, temos o interesse comum de proteger a sociedade no que diz respeito ao uso de nossos produtos. Ao fiscalizar e legislar no âmbito da Química, o CFQ exerce um papel importante nesse sentido”, afirma o diretor-executivo.
Para o CFQ, o termo de parceria é a consolidação de um processo já desencadeado junto à Abipla e que responde às diretrizes da atual gestão do conselho.
“Atuamos sempre em favor da integração e do fortalecimento do CFQ no universo da Química no Brasil e encontramos na Abipla uma confluência de interesses para proteger a sociedade. Para nós, a valorização do profissional da Química é fundamental e o setor de saneantes é um ator importante nesse sentido”, afirma o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho.
Publicado em 29/08/20222
Voltar para a relação de notícias