Com a presença de 38 dos 39 inscritos, foi promovido na sede do CRQ-IV o minicurso "Fundamentos em análise sensorial". Ministrado por Jorge Herman Behrens, Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Tecnologia de Alimentos pela mesma instituição, o treinamento foi voltado principalmente para profissionais que trabalham em indústrias de cosméticos e alimentos. Por se tratar de um assunto relativamente novo no contexto nacional, mas amplamente estudado e aplicado por empresas dos mais variados setores produtivos da Europa e Estados Unidos, o curso objetivou apresentar a análise sensorial como disciplina científica, e demonstrar sua fundamentação teórica e sua aplicabilidade no cotidiano do profissional que trabalha em áreas como garantia e controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento e até mesmo com estudos do mercado consumidor.
Jorge Behrens está na área há quase dez anos. Entre 2002 e 2006, atuou na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, onde realizou pós-doutoramento e ministrou a disciplina "Análise Sensorial dos Alimentos" no programa de pós-graduação em Ciência dos Alimentos. Atualmente, é consultor independente e ministrar cursos em empresas e e instituições de ensino. Publicou artigo sobre tema na edição nº 103 do Informativo CRQ-IV.
O curso contou com a participação de profissionais da capital e de cidades da região metropolitana e baixada santista, e terminou por volta de 1730h.
Ariany Santos Batista, de 32 anos, trabalha na área de desenvolvimento da empresa Dhaymer's, realizando análises nos produtos cosméticos e verificando as transformações e reações que ocorrem neles. " A análise sensorial é fundamental nesta parte do processo, por isso o minicurso me interessou. Posso afirmar que o conteúdo será muito importante para minha área", disse a Técnica em Química.
Participando pela primeira vez nos minicursos, Elaine Soares Barbosa, Bacharel em Química, de 29 anos, é Analista Química na Indústria Química Una. "A empresa fabrica colas e adesivos e eu trabalho na área de controle de qualidade de matéria-prima, a maioria na forma líquida e em pó. O curso irá aprimorar meus conhecimentos na área e ajudar bastante o meu trabalho no dia a dia", disse.
Vencedor na categoria Engenharia Química da edição 2010 do Prêmio CRQ-IV, o professor Paulo Sergio Calefi, da Universidade de Franca (Unifran), ressaltou a importância do minicurso para os profissionais da química. Na avaliação dele, a análise sensorial, quando validada, é fundamental para que as empresas possam melhorar a qualidade de seus produtos. "Mesmo sendo introdutório, esse curso está me dando uma visão sobre a utilidade dessa ferramenta [a análise sensorial] além do que eu imaginava, pois está demonstrando como o conhecimento químico relacionado com as estatísticas podem ser aplicados na indústria", disse.
Calefi contou, ainda, que já vinha discutindo na Unifran a necessidade de oferecer o estudo da análise sensorial aos alunos de graduação. A ideia inicial é promover palestras ou cursos rápidos. Seria, talvez, um primeiro passo para incluir o assuntos entre as disciplinas regulares. O professor explicou que a região de Franca tem um pólo industruial muito importante, formado principalmente por médias e pequenas empresas que poderiam se beneficar bastante se contassem com profissionais que dominassem as técnicas apresentadas no minicurso.
Veja abaixo os resultados da pesquisa realizada ao término do treinamento. Um dos participantes não respondeu ao questionário.
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
16
21
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
12
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
03
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
14
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
07
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
Outros motivos
01
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
36
01
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Conhecimento sobre o assunto
00
00
00
06
31
Didática e clareza
00
00
02
10
25
Empenho na resolução de dúvidas
00
00
02
04
31
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
00
00
01
07
29
Limpeza dos sanitários
00
00
00
03
34
Qualidade dos serviços de alimentação
00
00
00
04
33
Qualidade do material didático
00
00
00
11
26
Você acha que o fornecimento da apostila foi fundamental para o acompanhamento do curso
Sim = 36
Não = 01
Araçatuba - 28/08/2010
Foi realizado no Pekin Palace Hotel, na cidade de Araçatuba, o Minicurso "Princípios da produção de açúcar e álcool". Ministrado por Vitor José M. das Neves,graduado em Tecnologia Química de Produção de Açúcar e Álcool pela Universidade de Piracicaba, mestre em agronomia (energia na agricultura) pela Unesp de Botucatu, este foi mais um dos cursos patrocinados pela Caixa Econômica Federal.
Mostrando imagens de todo o processo de tratamento da cana, começando pela picagem do produto, pelo desfibrador, separador magnético, moagem, os cuidados higiênicos, decantação, filtração, evaporação, condensadores, cozimento, e as operações finais, o palestrante abordou um tema importantíssimo para a região, que detém um número grande de usinas.
Além do público local, participaram do evento 40 profissionais vindos das cidades de Marília, Presidente Prudente, Lins, Penápolis, Bauru entre outras.
O curso foi encerrado às 17h30.
A Técnica em Química, Erica da Silva Moura Mori, de 27 anos, participou pela primeira vez de um minicurso e disse ter aproveitado bastante o conteúdo aplicado. "Na empresa onde trabalho analisamos o álcool e o açúcar e a maioria do conteúdo passado pelo palestrante é vivenciado na fábrica. Minha maior motivação para estar aqui hoje é para atualizar meus conhecimentos na área", disse.
Ana Paula Hossotani Costa, de 31 anos, Bacharel em Química, é líder de laboratório da Usina Diana. Trabalhando em usinas há quatro anos, ela disse que o curso é fundamental para sua área de atuação dentro da empresa. "O palestrante também merece ser elogiado, ele é extremamente competente e conseguiu exemplificar os tópicos abordados de maneira clara e fácil", completou.
No intervalo da tarde, Neves realizou o sorteio de quatro unidades da aguardente Reserva Especial, fabricada em Recife e distribuída pela empresa Químis. Os profissionais contemplados foram: Magno Vieira, Marcela Luzia F. Giroto, Ana Paula Luz Manzano e Fernando A. Ferreira Damazo.
Veja a seguir os resultados da pesquisa feita ao final do minicurso:
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
18
22
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
12
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
03
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
20
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
03
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
02
Outros motivos
00
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
40
00
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Conhecimento sobre o assunto
01
00
00
01
38
Didática e clareza
00
00
02
12
26
Empenho na resolução de dúvidas
00
00
00
05
35
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
00
00
02
04
34
Limpeza dos sanitários
00
00
02
07
31
Qualidade dos serviços de alimentação
01
02
12
15
25
Qualidade do material didático
00
00
01
04
25
Você acha que o fornecimento da apostila foi fundamental para o acompanhamento do curso
Sim = 37
Não = 03
São Paulo - 10/09/2010
Ocorreu nesta sexta-feira, na sede do CRQ-IV, em São Paulo, o minicurso “A química na perícia ambiental”. Patrocinado pela Caixa Econômica Federal, o treinamento foi ministrado por Suely de Camargo Machini, Engenheira Química, advogada e também integrante da Comissão Técnica de Meio Ambiente do Conselho.
Apresentação da legislação ambiental brasileira, perícia Judicial, postura profissional, responsabilidades e oportunidades de atuação do Profissional da Química nessa área foram alguns dos tópicos apresentados durante o dia. Clique aqui para acessar todo o programa.
Eduardo Donda, Bacharel em Química e residente em São Paulo, participou pela primeira vez de um minicurso. Explicou que se interessou pelo treinamento porque considera o tema muito atual: “Acho que tudo que se fizer com relação à divulgação da questão do meio ambiente é válido, porque ele é a base de tudo hoje em dia”, afirmou. Profissional autônomo, Donda achou o curso muito bom.
Outra profissional que participou pela primeira vez do programa foi a Engenheira Química Silvana Martins Cirino de Souza, de Santana de Parnaíba. Funcionária da Vigilância Sanitária de sua cidade, ela disse que faz inspeções em locais onde a Cetesb já detectou contaminação, como postos de gasolina, e pontos determinados pelo Ministério Público, como aterros sanitários. Silvana diz que gostou bastante do treinamento, mas observou que “infelizmente é muito pouco tempo para abordar tudo”. Por isso, sugeriu que o tema volte a ser abordado em novo treinamento: “Acho que a professora poderia fazer outro curso, uma continuação, para ensinar, por exemplo, como redigir um laudo”, reivindicou.
Problemas no metrô e no trânsito da cidade fizeram com que o início do curso sofresse atraso. Por tais motivos, excepcionalmente, os participantes foram autorizados a ingressar na sala após o início da aula. Normalmente, os participantes que se atrasam precisam esperar até o intervalo do café. Esse regra é adotada para evitar que o movimento de pessoas entrando a todo instante na sala atrapalhe o andamento do curso e também para respeitar aqueles que se esforçam para chegar no horário.
Dois alunos que se inscreveram e não compareceram terão que pagar R$ 230,00 para ressarcir as despesas do CRQ. Eles têm prazo de cinco dias para apresentar documentos que justifiquem a ausência.
Ao final, 36 participantes do curso responderam uma pesquisa de satisfação com o treinamento oferecido pelo CRQ-IV. Os números mostraram que a grande maioria dos participantes aprovou o conhecimento da instrutora Suely de Camargo Machini sobre o tema: 32 dos que responderam deram nota máxima a ela neste quesito. Dois dos 38 participantes não responderam à pesquisa. Veja a seguir os resultados:
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
16
20
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
09
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
03
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
15
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
08
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
01
Outros motivos
00
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
34
02
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Conhecimento sobre o assunto
00
00
00
04
32
Didática e clareza
00
00
01
09
26
Empenho na resolução de dúvidas
00
00
02
07
27
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
00
00
01
06
29
Limpeza dos sanitários
00
00
01
04
31
Qualidade dos serviços de alimentação
01
00
01
05
30
Qualidade do material didático
00
00
01
09
25
Você acha que o fornecimento da apostila foi fundamental para o acompanhamento do curso