Responsabilidade Técnica na Área Cosmética
Cerca de 35 profissionais participaram hoje do curso de Responsabilidade Técnica na Área Cosmética. O treinamento teve como ministrantes Wagner Lopes, gerente de fiscalização do CRQ-IV, os membros da Comissão de Cosméticos do CRQ Rubens Brambilla, Maria Inês Harris, Carlos Alberto Trevisan e Silvana Nakayama, além do profissional Marcelo de Souza Pinto, que possui vasta experiência em controle de qualidade.
O curso foi idealizado para que os futuros responsáveis técnicos da área de cosméticos tenham conhecimento sobre os pontos fundamentais que precisam saber sobre o segmento. Aspectos importantes do Manual de Responsabilidade Técnica do CRQ-IV, as principais legislações referentes à área cosmética, o ciclo de vida e os riscos envolvidos no desenvolvimento dos produtos, os pontos críticos de controle de qualidade e processos foram os temas abordados.
O treinamento atende a uma reivindicação dos próprios profissionais da química do setor cosmético, constatada após uma pesquisa feita pelo Conselho em 2009, da qual participaram 367 profissionais.
A concepção e os conteúdos abordados no curso foram definidos pela Comissão Técnica de Cosméticos do CRQ-IV. Novos cursos envolvendo a questão da responsabilidade técnica estão em fase de avaliação e serão promovidos ainda este ano pelo Conselho.