Como parte das comemorações pelo Ano Internacional da Química, foi aberta nesta segunda-ifeira, na Estação Ciência, em São Paulo, a exposição educativa Química para um mundo melhor. Oitenta alunos da Escola Estadual Alberto Levy do 2º e do 3º anos do ensino médio foram os primeiros a visitar a mostra, instalada no saguão principal da Estação Ciência, da Universidade de São Paulo.
A exposição é dividida em cinco módulos: nutrição e saúde, construção e cuidados para o lar, energia e recursos, mobilidade e comunicação. Fotos, filmes, slides e objetos, como um celular, uma geladeira com alimentos e uma bomba de combustível, mostram a presença da química nos produtos do cotidiano, as matérias-primas utilizadas, sua composição química, sua importância para a sociedade e as formas de descarte e reciclagem.
Cinco balcões com iluminação especial foram criados para a realização de experimentos químicos a cargo de alunos do Instituto de Química da USP. Os experimentos realizados para os visitantes incluem a fluorescência, a mistura de dois polímeros e o de maior sucesso - a produção de poliuretanos.
Direcionada especialmente ao público infantojuvenil, a exposição visa ampliar a percepção da sociedade para a presença e a importância da química em suas vidas e para a solução das grandes questões globais, bem como despertar o interesse dos jovens pelas carreiras profissionais desta área da ciência. Além da exposição, outras duas iniciativas também voltadas ao público infantojuvenil fazem parte do projeto: o livro
Onde está a Química? disponível em
http://quimica2011.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=383&Itemid=89, e o webjogo
Quiz da Sustentabilidade, em
http://blog.quimica2011.org.br/game.
A realização é da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o Instituto de Química da USP, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o Conselho Federal de Química (CFQ), os Conselhos Regionais de Química (CRQs), a Estação Ciência/USP e a Evoluir Cultural. O projeto conta com o patrocínio das empresas Basf, Bayer, Braskem, Clariant, Dow, Elekeiroz, Evonik, Innova, Lanxess, Oxiteno, Rhodia, Solvay, Unigel e White Martins.
Abertura
A cerimônia de abertura da exposição, no auditório da Estação Ciência, contou com a presença do presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, e das seguintes personalidades: professor Hélio Dias, do diretor da Estação Ciência, professora Maria Arminda de Arruda, Pró-Reitora de Cultura e Extensão da USP, Fernando Figueiredo, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), professora. Claudia Rezende, dirigente da Sociedade Brasileira de Química - entidade que coordena as ações do Ano Internacional da Química no Brasil - e que também representou o Ministério da Ciência e Tecnologia, professor Guilherme Marson, do Instituto de Química da USP e organizador da exposição, e professor Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Jornalismo da Unicamp.
O presidente Manlio de Augustinis se disse emocionado com as iniciativas desenvolvidas este ano em favor da divulgação da química e pela grande integração entre entidades empresariais, acadêmicas, sindicatos e conselhos. Em relação ao programa Palestras AIQ, que está sendo promovido pelo CRQ-IV para estudantes do ensino fundamental e médio do estado de São Paulo, Augustinis afirmou: “Esse é um grande trabalho que iniciamos e pretendemos dar continuidade nos anos seguintes”. Ele disse considerar a exposição
Química para um mundo melhor uma ação importante porque, a exemplo do que ocorre nas palestras promovidas pelo Conselho, mostra aos estudantes o que a química faz pela humanidade.
Estação Ciência
A Estação Ciência foi inaugurada há 24 anos com o objetivo de promover exposições e atividades de divulgação científica. Nesse período já recebeu 6 milhões de visitantes. É um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
Para conhecer a exposição Química para um mundo melhor, escolas e grupos com pelo menos 15 pessoas devem agendar visita pelos telefones (11) 3672-5364 ou (11) 3675-6889. O ingresso custa R$ 4,00, para o público em geral e R$ 2,00 para estudantes. No primeiro sábado e no terceiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.
A Estação Ciência fica Rua Guaicurus, 1.394, Lapa - capital paulista e funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos finais de semana e feriados, das 9h às 18h.