Programa detalha conceitos de qualidade na indústria
Piracicaba- 29/09/2012 - A apresentação e o detalhamento dos conceitos da qualidade na indústria foram os objetivos do minicurso "Brinq-Quality" que o CRQ-IV realizou neste sábado na cidade de Piracicaba. O treinamento começou às 8h30 às 16h30, no Hotel New Life, e teve a presença dos 35 profissionais inscritos. A apresentação ficou sob a responsabilidade do Tecnólogo em Gestão Ambiental e auditor de sistemas (Normas NBR ISO 9001:2008 , NBR ISO 14001 , OHSAS/NBR 18801) Francisco Jesuíno Fernandes Jr. O evento teve o apoio da Caixa Econômica Federal.
Na abertura do encontro, Fernandes apresentou um histórico sobre os sistemas de qualidade originados a partir da revolução industrial. Foram realizadas atividades práticas durante o dia para mostrar aos participantes a importância do trabalho em equipe e, ao mesmo tempo, facilitar o entendimento de conceitos relacionados ao gerenciamento, padronização e controle de processos organizacionais. Análise de dados qualitativos e quantitativos para gestão da qualidade, aspectos sobre meio ambiente, saúde e segurança foram outros assuntos que o minicurso abrangeu. Na entrevista a seguir, Fernandes deu outros detalhes sobre o curso.
Com formação nas áreas têxtil e ambiental, mas atuando há 1,5 ano no setor de Gestão de Qualidade da Conesteel Válvulas Industriais, empresa da Capital paulista, a Química Maria Elisangela Silva, de 33 anos, disse que está sempre procurando melhorar seus conhecimentos. Quando viu que o CRQ-IV promoveria o minicurso deste sábado, se preocupou em buscar os detalhes do treinamento e do currículo do instrutor. "Achei bem interessante, mas quando liguei para me inscrever as vagas já haviam terminado e eu fiquei na lista de espera", contou. Deu sorte, pois na sexta-feira um dos inscritos desistiu e ela foi chamada. "A avó meu meu namorado mora aqui em Piracicaba, o que facilitou meu deslocamento". Com passagem pela área de qualidade do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, a profissional avaliou que o treinamento foi muito bom, pois reforçou conceitos importantes e que são aplicáveis em empresas de vários setores.
Prática - O curso incluiu dinâmicas para que os participantes pudesse aplicar os conceitos apresentados. Numa delas, chamada "Jogo de empresas", 12 participantes foram divididos em equipes e tiveram como tarefa simular a fabricação de um veículo, a ser construído com blocos de montar (Lego). Na primeira fase, as peças foram entregues aos grupos, sem qualquer instrução prévia. Como era de se esperar, os resultados foram péssimos. Depois, o instrutor mostrou a imagem do carro, o que permitiu que os times cumprissem a tarefa, porém superando o tempo estipulado. Na sequência, um novo grupo foi formado e recebeu planos detalhados para executar o trabalho. A tarefa foi cumprida com folga. As principais lições dessa atividade foram que as metas são mais facilmente alcançadas quando são previamente planejadas, padronizadas e executadas em equipe.
Moradora em Itatiba, distante cerca de 120 km de Piracicaba, a Química Industrial Giancarla Canale, de 21 anos, integrou a equipe que primeiro conseguiu montar o carrinho. Segundo disse, o curso mostrou na prática como funciona um sistema de gestão de qualidade e como implantá-lo. "Achei ótimo, pois dou aulas dessa disciplina no curso Técnico em Química do Colégio Populus e vou levar essa dinâmica para os meus alunos", afirmou. Giancarla, que este ano participou do minicurso sobre HPLC que o Conselho promoveu em Araraquara (clique aqui para ler a reportagem), também trabalha na área de controle da qualidade na Colorobbia, uma empresa que produz fritas, pigmentos e esmaltes para indústrias cerâmicas.
Pesquisa- Confirma abaixo os resultados da pesquisa respondidas pelos participantes no final do treinamento. (*)
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
13
21
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
22
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
02
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
04
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
02
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
00
Outros motivos
04
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
33
01
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta.
A) Instrutor
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Conhecimento sobre o assunto
00
00
00
07
27
Didática e clareza
00
00
00
05
29
Empenho na resolução de dúvidas
00
00
00
05
29
B) Estrutura física, instalações e serviços
Item/Conceito
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
00
00
01
04
29
Limpeza dos sanitários
02
01
05
06
20
Qualidade dos serviços de alimentação
00
00
01
08
25
Qualidade do material didático
00
00
00
08
26
(*) Uma profissional não respondeu a pesquisa porque precisou sair antes do término do minicurso.
O Conselho também realizou neste sábado um minicurso sobre automação de laboratório e qualidade industrial. Clique aqui para ler a reportagem.
Na edição que circulará em outubro, o Informativo CRQ-IV apresentará um balanço do programa.