São Paulo - 29/09/2012 - Com o objetivo de proporcionar uma visão teórica e prática dos benefícios, possibilidades e cuidados na otimização dos processos laboratoriais e do controle da qualidade industrial, o CRQ-IV promoveu neste sábado em sua sede, na Capital, com apoio da Caixa Econômica Federal, o minicurso "Automação e gestão de laboratórios e controle de qualidade industrial". Com a participação de 34 inscritos, o treinamento começou às 8h30 e terminou às 17h30. O instrutor foi Georgio Raphaelli, consultor em otimização de processos, automação e informática laboratorial e controle da qualidade industrial.
Alguns dos tópicos apresentados ao longo do treinamento foram os seguintes: Evolução dos processos laboratoriais; Por que automatizar laboratórios?; Sistema OPL; Abrangência das tecnologias de automação e informática laboratorial; e Sistemas LIMS e seus principais recursos. Segundo Georgio Raphaelli, "o curso aborda qual é o relacionamento da automação com os processos laboratoriais na atualidade. É dada uma ênfase ao aspecto prático, fazendo um comparativo entre o laboratório manual e o automatizado por meio de uma simulação. É possível ver as diferenças de tempo e as facilidades oferecidas pela automação, principalmente a diminuição da ocorrência de erros", explica o instrutor.
Para os que buscam qualificação, os minicursos representam uma alternativa viável também para estudantes como Andrine da Silva Moreira, que está no segundo ano do bacharelado em Química na Universidade de Guarulhos. "Trabalho como aprendiz auxiliar de laboratório na empresa Sun Chemical, que atua nos segmentos de tintas a base de solventes, rotogravura e flexografia. Entrei no site do CRQ para obter indicações a respeito de cursos na área química e me interessei pelos minicursos oferecidos. Este foi o primeiro e pretendo fazer outros. Este curso certamente irá ajudar tanto aqueles que estão trabalhando quanto os que procuram emprego", afirma ela.
Viajar muitos quilômetros não foi um obstáculo para o Técnico em Química Bruno Marchiolli da SIlva, que atua como inspetor de qualidade da Bunge Alimentos em Araçatuba. "Trabalho como analista de produto acabado no setor de controle de qualidade. É a primeira vez que faço um minicurso do CRQ-IV, sobre o qual me informei no site do Conselho. Viajei 550 quilômetros, saindo de Araçatuba ontem à noite, às 23h. Mesmo com a maratona, vale muito a pena. Aproveitei para tirar muitas dúvidas. Passarei esse conhecimento para a minha gestora e também para o pessoal que compõe a equipe da qual faço parte", completa o profissional.
Pesquisa - O levantamento feito no final do evento indicou que a maioria dos participantes atua na área e visava obter novos conhecimentos, além de esclarecer dúvidas. Confira abaixo os números: