A chamada pilha seca é a mais comum. Seus eletrodos são constituídos por um recipiente de zinco e uma barra de carvão. Deles saem cargas positivas e negativas conduzidas por uma solução aquosa de cloreto de amônio e cloreto de zinco em amido misturada com dióxido de manganês. Justamente porque consegue conduzir a eletricidade, essa solução desempenha a função de eletrólito.
A pilha ou bateria secundária mais importante é o acumulador de chumbo. Seu eletrodo positivo (cátodo) é de peróxido de chumbo e o eletrodo negativo (ânodo) é de chumbo. Ambos são mergulhados em ácido sulfúrico diluído. Quando as reações ocorrem nos eletrodos, há geração de energia elétrica.
A bateria usada em automóveis, por exemplo, é constituída por placas de chumbo, na forma de grade perfurada. O peróxido de chumbo constitui a placa positiva e o chumbo esponjoso a placa negativa, quando a bateria está carregada. As chapas são isoladas por separadores que podem ser de vidro. A bateria fica cheia como ácido sulfúrico.