Conselho promove encontro com professores
O Conselho promoveu hoje, em sua sede, o primeiro encontro com professores e representantes de cursos da área química para lhes apresentar as ações que tem programadas para o Ano Internacional da Química (AIQ) e convidá-los a se integrarem a elas. Além da campanha publicitária (
clique aqui para mais detalhes), a entidade pretende realizar 1.500 palestras para estudantes dos níveis Fundamental e Médio de todo o Estado de São Paulo. Para que tal meta seja alcançada, será fundamental que os professores se disponham a atuar como palestrantes nas escolas de suas regiões. O programa deverá começar em junho. Até lá, o Conselho promoverá mais 12 encontros com professores de diversas cidades (
clique aqui para ver a programação) para explicar o projeto e buscar adesões.
O encontro reuniu cerca de 60 participantes. A abertura foi feita pelo presidente do Conselho, Manlio de Augustinis, que iniciou sua apresentação falando um pouco sobre a legislação que criou os Conselhos de Química e o quanto ela foi importante para o fortalecimento da profissão. Ao final, ele pediu que os participantes apoiassem e participassem efetivamente das palestras para os estudantes. A reunião prosseguiu até às 12h e teve apresentações do Gerente de Fiscalização do Conselho, Wagner Lopes, que integra o Comitê Nacional do Ano Internacional da Química, e do professor Guilherme Marson, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Química, que está colaborando com o Conselho na montagem do conteúdo que será apresentado nas palestras.
Wagner Lopes informou que o CRQ-IV já conseguiu o apoio da Secretaria de Estado da Educação para o programa Palestras2011, que terá início em primeiro de junho. Ele explicou que o objetivo do encontro foi alinhar a mensagem que o CRQ-IV, por meio dos palestrantes, quer transmitir aos estudantes. Informou também que o Conselho disponibilizou o telefone 0800 2011 AIQ (247) para que os professores interessados em proferir palestras possam se inscrever ou solicitar informações (veja vídeo acima).
Já o professor Guilherme Marson, do IQ da USP explicou que as palestras, com conteúdos diferenciados para alunos do ensino fundamental e médio, vão trazer quatro mensagens fundamentais para os jovens: o que é química, o que é químico, para que serve a química e como me transformo em químico. As palestras serão ilustradas por 12 slides, que terão textos e imagens do cotidiano, para facilitar a comunicação e o entendimento dos conteúdos apresentados. Segundo Marson, a maior parte das pessoas não sabe onde a química está presente, daí a importância de os profissionais da área, principalmente os professores, aproveitarem a oportunidade aberta pelo AIQ para "acabar com essa invisibilidade" e estimular os jovens a se interessarem pela carreira química (veja vídeo ao lado).
A professora Edilene de Souza Conceição, de 33 anos, do Centro Técnico Educacional de Suzano, disse que adorou a palestra. “Na escola já estávamos conversando sobre o assunto por ser o Ano Internacional da Química. Queríamos fazer alguma coisa para divulgar a química, fazer algo com os alunos, passar para os alunos a importância da química”. Ela pretende fazer as palestras em Suzano e em cidades próximas ao local onde reside.
O professor Grenalt da Silva Machado, de 50 anos, da Escola Técnica Oswaldo Cruz, também gostou muito da apresentação: “Quando cheguei aqui tinha muitas dúvidas sobre o material que seria utilizado nas palestras. Mas vi que o conteúdo está sendo organizado e achei a idéia do kit muito boa.” O prof. Grenalt será um dos palestrantes que irão divulgar a química, e pretende fazer as palestras na região do Butantã e em municípios próximos, como Osasco e Cotia.
Se você é professor (a) de química, está registrado no CRQ-IV e tem interesse em participar deste programa na condição de palestrante,
clique aqui para preencher a ficha de adesão.
Publicado em 15/04/2011
Clique aqui para ver o que já foi publicado sobre o Ano Internacional da Química.