CRQ-IV sedia workshop da Polícia Federal
O Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV) sediou hoje o workshop “Responsabilidade Compartilhada na Prevenção ao Desvio de Produtos Químicos”, promovido pela Polícia Federal e pela Agência das Nações Unidas para Prevenção e Combate ao Uso de Drogas (Unodc), que abordou os procedimentos de fiscalização de substâncias químicas adotados pelos órgãos de controle. Cerca de 100 pessoas, entre delegados e profissionais do setor químico, compareceram ao evento, que teve o apoio do Conselho e da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim).
“Buscamos despertar a importância de todos os setores envolvidos, incluindo empresas privadas e órgãos públicos, nas ações de repressão ao desvio de produtos químicos para fins ilícitos, especialmente o tráfico de drogas”, explica o delegado Júlio Danilo, chefe da Divisão de Controle de Produtos Químicos da Polícia Federal.
Segundo o delegado, atualmente existem ações regulares para o combate à utilização ilícita de insumos químicos por parte de empresas e entidades de classe, como é o caso do Prodir (Processo Distribuição Responsável, iniciativa desenvolvida pela Associquim e empresas associadas). “Com este workshop, procuramos discutir ações concretas com o intuito de aprimorar os mecanismos de colaboração e apoio”, ressalta.
Na avaliação de Rubens Medrano, presidente da Associquim, “o setor privado já vem contribuindo de várias formas, participando de fóruns de discussão e aprimorando os sistemas de controle, sem inviabilizar a utilização das matérias-primas por parte das indústrias do setor”, enfatiza.
Entre os temas abordados nos painéis de discussão, estiveram “A cooperação internacional no controle e fiscalização de produtos químicos”, “Mecanismos de cooperação internacional na prevenção e repressão ao desvio de produtos químicos para o tráfico de drogas” e “Responsabilidade compartilhada do setor privado no controle de produtos químicos: experiências internacionais”.