Apoiado pelo CRQ-IV, um grupo formado por ex-alunos do professor José Atílio Vanin está planejando fazer uma cerimônia para lembrar os dez anos de seu falecimento, ocorrido em maio de 2001. A ideia é ouvir depoimentos daqueles que conviveram com o professor, cujos ensinamentos influenciaram a carreira e a postura ética de profissionais que hoje ocupam cargos de relevância em vários setores e também daqueles que decidiram seguir os passos do mestre e abraçaram o magistério como principal atividade.
Vanin foi professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo e conselheiro titular do CRQ-IV de 1990 até a sua morte. Autor do livro Alquimistas e Químicas, que lhe valeu o Prêmio Jabuti de 1994, o professor se destacou na década de 1990 por suas atividades como vice-diretor da Fuvest, sendo apontado como o responsável por tornar mais transparentes os exames organizados por aquela fundação para selecionar alunos para a USP, Unifesp, Santa Casa e Academia da Polícia Militar.
Integrante do grupo que está organizando a homenagem, o Bacharel em Química Marcos Sillos, diretor da empresa Edutech Ambiental e antigo colaborador do CRQ-IV, informa que o encontro está agendado para o dia 10 de novembro, das 15h às 18h, na sede do Conselho, em São Paulo.
A adesão será gratuita, mas os interessados devem se inscrever clicando aqui para preencher o formulário. O próprio formulário contém diversas informações sobre o encontro.
Homenagem cancelada
Em virtude do pequeno número de adesões, a homenagem ao professor Vanin foi cancelada. Os organizadores optaram para lembrar os dez anos de seu falecimento enviando um buquê de flores para sua viúva, juntante com um cartão contendo os nomes de todas as pessoas que se inscreveram para participar de cerimônia.
Publicado em 10 de novembro de 2011