Minicursos - Poderiam informar se o minicurso sobre HPLC também será ministrado mais próximo à capital em 2012?
Tec. Química Marcel Menezes
Guarujá/SP
A reapresentação daquele minicurso, assim como a continuidade do programa de treinamentos gratuitos estão na dependência de alguns fatores, entre eles a obtenção de um novo patrocínio. Notícias serão divulgadas em breve.
Manipueira I - Acredito haver um engano no artigo sobre a manipueira. Ao se relatarem os parâmetros DQO e DBO, nota-se que o valor da DBO é significati vamente maior que o da DQO e isto está conceitualmente equivocado. A DQO se vale de reagentes altamente oxidantes, como o dicromato de potássio em meio ácido, ao passo que a DBO é uma infe rência ao potencial de biodegradabilidade da amostra. Assim sendo, partindo-se do princípio de que de toda a DQO presente, uma parte pode ser biodegradada e outra parte é recalcitrante aos processos biológicos, é impossível, para uma mesma amostra, o valor da DBO ser maior do que o da DQO.
Bacharel em Química Enelton Fagnani
Campinas/SP
Manipueira II - No Informativo nº 111, os valores referentes às concentrações de DQO/DBO parecem estar invertidos.
Eng. Químico Francisco S. dos Santos
São José dos Campos/SP
Resposta do Químico Industrial Marcelo Silva Ferreira, autor do artigo sobre a manipueira:
Há um erro de informação quanto ao valor de DQO = 63,5 ppm citada no artigo. A DBO é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por decomposição microbiana aeróbia para uma forma inorgânica estável enquanto a DQO se refere à quantidade de oxigênio necessária para oxidação da matéria orgânica por um agente químico e deve apresentar valor maior que o da DBO, não sendo possível apresentar um valor menor. O artigo informa os valores de 243 ppm para DBO e de 63,5 ppm para a DQO. O valor da DQO citado se refere a outro dado analítico do trabalho (teste de redução da DBO da manipueira) e foi erroneamente inserido no texto.
Não recebeu - Estão ocorrendo falhas na entrega do Informativo. Não recebi algumas edições e tive de recorrer ao site.
Estudante Juliana G. Martins Andrade
Piracicaba/SP
Passamos a reclamação aos Correios e estamos aguardando resposta.
Não quer receber - Não quero receber o Informativo, pois não tenho uso para ele.
Bacharel Vladis Bernal Bassetto
Santos/SP
Não é possível ao CRQ-IV deixar de enviar o Informativo aos profissionais em situação regular, uma vez que a distribuição é automática. Modificações em andamento no Banco de Dados permitirão essa funcionalidade.