Fórum AIQ: Grupos apresentam propostas para manter ações
Para elaborar propostas com vistas à continuidade dos trabalhos depois do AIQ, os participantes do fórum foram divididos em três grupos para discutir os seguintes temas: palestras, oficinas/experimentos e divulgação. Cada grupo teve duas horas e meia para debater e, ao final, as propostas foram apresentadas no auditório do Conselho.
O grupo de trabalho de palestras fixou como um dos objetivos mostrar aos alunos as grandes oportunidades que o mercado de trabalho oferece para quem tem formação na área química. O grupo apresentou a proposta de diferenciar melhor as palestras do ensino fundamental I e II e ensino médio por assunto e faixa etária. Propôs, também, uma aproximação das escolas com a indústria, intermediada pelo CRQ-IV, para a realização de visitas técnicas.
O grupo de trabalho de oficinas e experimentos avaliou ser necessária a adoção de experimentos simples em salas de aula como instrumento de incentivo aos alunos pela carreira Química. Também discutiu a necessidade de melhor preparar os professores do ensino fundamental e médio para atuarem como agentes motivadores. Para tanto, o grupo propôs, entre outras, as seguintes ações: 1) Fazer ampla divulgação do livro de experimentos A química perto de você, pois muitos professores desconhecem este instrumento de trabalho; 2) Estabelecer entendimentos com a Secretaria de Educação para estruturação de oficinas pedagógicas destinadas ao aprimoramento profissional de professores.
Entre as propostas formuladas, o grupo de trabalho de divulgação enfatizou a necessidade de um maior envolvimento no programa das instituições de ensino que oferecem cursos (técnicos e superiores) na área química, já que elas serão as principais beneficiadas com o possível aumento do interesse de estudantes por seus cursos que as palestras feitas pelo Conselho poderão proporcionar. Uma das alternativas para estimular a participação das instituições nesse trabalho seria a inclusão no time de palestrantes de estudantes de licenciatura e bacharelado em química.
As propostas elaboradas pelos grupos de trabalho serão agora analisadas pela direção do CRQ-IV. Cópia do documento pode ser consultada na versão on-line desta edição.