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Jan/Fev 2012 

 


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A Química depois do AIQ


Conselho centrou suas ações na difusão da ciência para crianças e adolescentes

 

Uma cerimônia no dia 1º de dezembro, em Bruxelas (Bélgica), com a presença de 800 pessoas de 70 países, marcou o encerra-mento oficial do Ano Internacional da Química (AIQ). Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sob a coordenação da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), o AIQ teve o objetivo de celebrar o centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à polonesa Marie Curie. Para tanto, promoveu o conhecimento e a educação química e estimulou uma re-flexão sobre o papel dessa ciência num planeta sustentável.


A solenidade de encerramento incluiu uma mesa redonda que discutiu expectativas para as ciências da vida, química, indústria e governos para a construção de um mundo melhor até 2050. Treze jovens cientistas apresentaram sua visão sobre como será o mundo daqui a 38 anos e destacaram os desafios que terão de ser enfrentados. Participaram da cerimônia Ada Yonath, Prêmio Nobel de Química de 2009, Jean-Luc Bredas, ganhador em 1997 do Prêmio Francqui e representantes da Unesco, da Iupac e de sociedades de química de diversos países.


Aqui no Brasil, as iniciativas do AIQ foram coordenadas pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que criou o site http://quimica2011.org.br para reunir todas as iniciativas realizadas no País, e o Blog do AIQ, onde se encontram páginas acessadas milhares de vezes, como “365 Dias de Química”, que a cada dia incluía uma molécula e um texto explicativo sobre sua importância. Outra iniciativa de fôlego foi o experimento “pH do planeta”, programa de âmbito mundial, que levou milhares de estudantes a medir o pH da água de rios, lagoas e fontes de água próximos de suas escolas. O CRQ-IV participou direta-mente desse projeto, fazendo a distribuição, para escolas paulistas, de 5 mil kits para medição do pH. Os kits foram adquiridos pelo Sindicato dos Profissionais da Química e pela Associação dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos. Os resultados do experimento estão em http://qnint.sbq.org.br/agua/mapa.php.

 

 

Educação – Além de ter distribuído os kits do pH, o CRQ-IV desenvolveu outra grande atividade em favor da propagação do conhecimento científico durante o ano. Para isso, criou o “Programa de Palestras AIQ 2011”, apresentado em escolas de ensino fundamental e médio do estado de São Paulo. A proposta foi mostrar para as crianças e adolescentes o quanto esta ciência está presente no cotidiano de todos.

 

Com conteúdo e roteiro preparados com o apoio do professor Guilherme Marson, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, cada palestra durou cerca de meia hora e foi ilustrada por slides. Ao final de cada apresentação, os estudantes do nível fundamental receberam exemplares da Revista Coquetel, especialmente desenvolvidos para este projeto, com diversos passatempos que continham a química como foco. Os pequenos leitores eram convidados a participar das brincadeiras pelo personagem Ique – o menino mais curioso do mundo, também criado para esta iniciativa. Já os alunos do nível médio receberem um folder com informações sobre os vários setores econômicos onde o Profissional da Química pode atuar. O material (veja abaixo) também incluía dicas sobre como escolher um curso técnico ou superior na área química.


De acordo com Valdemir Lima de Souza Junior, funcionário do CRQ-IV, professor de química e que trabalhou na coordenação do programa, 624 escolas solicitaram a realização de palestras. Até o dia 30 de novembro de 2011, data de encerramento da primeira fase do programa de palestras, 496 instituições haviam sido atendidas. “Nosso objetivo é atender, até o final deste primeiro semestre, às solicitações pendentes”, disse.


O Conselho estipulou a meta de realizar 1.500 palestras em 2011. Entre­ tanto, as escolas fizeram mais de 4.200 pedidos.”Esta empreitada revelou-se um sucesso em virtude do número de instituições de ensino e educadores que aderiram ao programa e também à amplitude desta ação realizada no Estado, permitindo assim superarmos a meta previamente estipulada”, salientou Souza Júnior. Ele observou que os números foram amplamente favoráveis, pois foram contabilizadas mais de 2.300 apresentações até novembro.


Contando com professores voluntários e colaboradores da equipe técnica do CRQ-IV, as palestras foram realizadas em várias cidades do estado. As escolas paulistanas foram as que mais solicitaram as apresentações. Na sequência vieram instituições de ensino de São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas e São José do Rio Preto. A maior parte das palestras foi feita para alunos do ensino médio. No total, mais de 167 mil estudantes foram alcançados pelo projeto.

 

Pesquisa – No final de 2011, o Conselho fez uma pesquisa junto aos representantes das escolas que receberam as palestras para saber sua opinião sobre a iniciativa. Também foram solicitadas sugestões de temas a serem incluídos em futuras apresentações. Os resultados mostraram que 51% das escolas consideraram as palestras ótimas e 44% boas; a atuação dos palestrantes foi considerada ótima por 77% dos que responderam a pesquisa. Ao serem perguntados sobre suas impressões a respeito das palestras, os educadores afirmaram que elas despertaram a curiosidade pelo tema e que os alunos gostaram dos materiais distribuídos. A principal sugestão foi a inclusão de atividades práticas.


Ainda na mesma pesquisa, o CRQ-IV solicitou aos profissionais da educação que incluíssem novas ideias em relação à divulgação da Química na sociedade, utilizando como base o campo educacional. As escolas listaram, entre outras, as seguintes sugestões para futuros projetos a serem desenvolvidos: o que as empresas esperam do Profissional da Química; a química e as profissões; química e sustentabilidade e a química do corpo humano.

 

Campanha – Além do trabalho nas escolas, o CRQ-IV também investiu numa campanha publicitária. De julho a novembro, a TV Record, em rede estadual, veiculou um filme mostrando situações em que a população em geral tem contato direto com produtos derivados da tecnologia química.

 

 


 

        Revista de entretenimento para estudantes do Nível Fundamental I

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    Revista de entretenimento para estudantes do Nível Fundamental II

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       Folder produzido para estudantes do Nível Médio

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  •  Game "Corrida elementar" - Para ser jogado no site do Conselho. Clique na imagem para jogar.





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