Proposta é também alertar profissionais sobre as implicações da função
O CRQ-IV promoverá em 2012 o curso Entendendo a Responsabilidade Técnica voltado aos profissionais que atuam ou pretendem atuar como Responsáveis Técnicos (RTs). O curso terá o seguinte conteúdo: conceitos fundamentais; atos normativos (diferença e abrangência de leis, decretos, resoluções, portarias etc); CFQ e CRQs (objetivo e competência legal); legislação aplicável – legislação profissional; Responsabilidade Técnica – conceituação, abrangência (atividade industrial, atividade comercial, prestação de serviços); indicação de RT perante o CRQ-IV; deveres do RT; implicações da função; código de ética profissional e estudo de casos.
Wagner Contrera Lopes, Gerente do Departamento de Fiscalização do CRQ-IV, explica que a decisão de criar o curso surgiu da constatação de que grande parte dos profissionais ignora os conceitos básicos da Responsabilidade Técnica e suas implicações. Tal conclusão foi baseada nos depoimentos colhidos durante a fase de instrução de processos éticos que tramitam no Conselho. No futuro, o curso poderá se tornar requisito obrigatório para quem for atuar como RT. “Pretendemos submeter os resultados das primeiras edições desse treinamento ao Plenário do CRQ-IV e, posteriormente, ao Conselho Federal de Química (CFQ), a fim de que avaliem a viabilidade de tornar o treinamento obrigatório”, diz.
Apesar do caráter optativo, Wagner Lopes ressalta a importância da participação no curso, pois além de abordar a legislação pertinente, ele discutirá casos concretos que podem ajudar o profissional a avaliar se sua postura como RT tem sido adequada. “Além disso, os estudos de casos poderão servir como ferramentas para que o participante possa propor mudanças em procedimentos operacionais, evitando erros em situações já conhecidas. Esse cuidado certamente fortalecerá o relacionamento do profissional com a empresa”, acredita.
Inscrições – O curso será oferecido mensalmente, a partir de março. O primeiro está agendado para o dia 14, das 9h às 16h, na sede do Conselho (rua Oscar Freire, 2039, Pinheiros – SP/SP) e terá 40 vagas. Gratuitas, as inscrições deverão ser solicitadas no período de 5 a 9 daquele mês, das 9h30 às 15h, pelo telefone 11 3061-6239. Após contatar o Conselho, o profissional receberá um e-mail para que confirme o interesse em participar. A inscrição somente estará concretizada quando o interessado responder ao e-mail. Caso não compareça no dia do curso, ficará sujeito ao pagamento de uma taxa no valor de R$ 30,00, destinada a cobrir os custos da apostila.
As próximas edições desse treinamento estão previstas para 12 de abril, 10 de maio, 14 de junho, 5 de julho, 2 de agosto, 5 de setembro, 4 de outubro e 8 de novembro. A confirmação das datas e os períodos de inscrições serão publicados no site do CRQ-IV.
As empresas não são obrigadas a abonar o dia dos RTs que participarem. “Consideramos que o curso é uma oportunidade de aprimoramento profissional e um benefício à própria empresa. Mas se o profissional trabalha numa firma que não o libera para participar desse tipo de iniciativa, talvez seja o caso de ele avaliar se um empregador com essa visão oferece condições para que se construa uma carreira de sucesso”, sugere Lopes.
Internet – A divulgação deste e de outros cursos sobre Responsabilidade Técnica também está sendo feita pelo site do Conselho e por e-mail. No dia 15 de março, por exemplo, haverá um treinamento específico para profissionais que atuam como RTs em indústrias de saneantes. Depois, ocorrerão cursos para RTs dos setores de alimentos e cosméticos. Para não ficar de fora dessas iniciativas, clique aqui e atualize seu cadastro. Ao preencher o campo relativo ao e-mail, opte por informar o seu endereço particular e não o que usa em suas atividades na empresa.