Oitenta alunos do Colégio Doze de Outubro, da cidade de São Paulo, foram os primeiros estudantes beneficiados com o Programa de Palestras CRQ-IV em 2012. Lan- çada no ano passado, em comemoração ao Ano Internacional da Química, a iniciativa fez tanto sucesso que precisou ser estendida para 2012 para que pudessem ser atendidas as escolas que solicitaram apresentações.
A primeira palestra foi apresentada no dia 5 de março por Valdemir Lima de Souza Júnior, Licenciado em Química e funcionário do Conselho, para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Ao longo de 40 minutos de exposição, foram exibidos um vídeo e slides para demonstrar a presença da química no cotidiano. O palestrante respondeu perguntas, destacou a importância do uso consciente da água e falou sobre a atuação dos profissionais da química nos diversos setores da indústria e na pesquisa.
Os alunos, que começam a estudar química este ano, gostaram da experiência. Daniel Laube disse que a palestra foi interessante e explicativa: “Esclareceu muita coisa sobre a química”. Gabriel Tendolin disse que a palestra mudou o que ele pensava sobre a ciência. “Achei muito interessante quando ele falou que você não é um bicho de outro mundo se gosta de química”, comentou Julia Candelária. “Achei muito bom, muito interativo, explicaram bem as perguntas feitas e deram muitos exemplos, fáceis de entender”, avaliou Rafael Dejosé. “Mostrou que a química não é o que eu imaginava, é algo normal”, completou Gabriela Belati.
Kit – A professora Maria de Fátima Furriel afirmou que o evento foi pertinente: “os alunos estão começando a ver química e as informações da palestra poderão ajudar a conter resistências ao estudo dessa ciência”, comentou.
No final, os alunos receberam um folheto explicativo sobre a profissão e uma revista com jogos e brincadeiras. Já a professora Maria de Fátima recebeu um kit com reagentes para que a escola participe do pH do Planeta, um programa de âmbito mundial em que alunos de todas as partes do mundo são incentivados a medir o pH da água de fontes próximas à sua escola. Os resultados são divulgados na internet.
Até agora, outras 37 palestras em 25 escolas já estão agendadas na cidade de São Paulo e nos municípios de Cotia, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Guarulhos. O número de palestras aumentará, pois os escritórios do CRQ no Interior começaram a contatar as escolas que se inscreveram e não puderam ser atendidas em 2011. O Conselho não está mais aceitando inscrições para este programa.